segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dia da Liberdade - 25 de Abril

LIBERDADE

   O CONCEITO DE LIBERDADE…

 

Liberdade é o conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, considerado isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa.

                                                                                                                   (VERBETE DICIONÁRIO)

 

Conhece-te a ti mesmo. Sócrates

Dominar o homem dentro de si. Platão

O homem, para ser livre, precisa ser hábil a escolher entre as opções que lhe são oferecidas. Aristóteles

Penso, logo existo! Descartes

Onde não há lei não há liberdade. John Locke


O homem está condenado a ser livre. Jean-Paul Sartre~




Origem Etimológica da palavra LIBERDADE


O termo liberdade, do grego eleutheria, significa o poder, bem como a liberdade de movimento, ou seja, a possibilidade do corpo movimentar-se sem qualquer restrição, não é um dado da consciência ou do espírito.
Em latim, o termo libertas simboliza a independência, a ausência de limitações e coações.
Em alemão, a palavra Freiheit (liberdade) tem origem histórica nos vocábulos freihals ou frihals. Ambos significam “pescoço livre” (frei Hals), livre dos grilhões mantidos nos escravos.
Na Antiguidade, a liberdade era uma qualidade do cidadão, do homem considerado livre na estrutura da polis. A expressão da liberdade era sobretudo política. Os antigos não conheciam a liberdade individual como autonomia ou determinação. Poder e liberdade eram palavras praticamente sinónimas.
Liberdade como um dado da consciência surge com a descoberta da interioridade humana, com a projeção que cada um tem para o seu futuro.

Prof.ª Natércia Caravela
24/04/2017






Sem comentários:

Enviar um comentário