sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Semana da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente sinalizada em mais de 150 países como uma data importante para sensibilizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

 Esta data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura criada em 1945.

Desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação adotou um tema diferente a cada ano, mas são sobretudo temáticas sobre a agricultura que, juntamente com o apoio à educação e à saúde poderão conduzir-nos à eliminação da fome e da má nutrição.

Em 2017 o tema é mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural.
O projeto de Educação para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a Biblioteca Escolar, o Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e o os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, assinalam esta semana com o tema:


Mente sã em corpo são.
Cultivem esta ideia!

Foram expostos trabalhos e cartazes na galeria da BE, subordinados à dieta mediterrânica, com a nova Roda da Alimentação Mediterrânica desenvolvida em 2004 pelo Instituto do Consumidor, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Direção-Geral da Saúde.


A dieta mediterrânica está classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, desde 2013.

Esta roda é um guia alimentar com características mediterrânicas cujo objetivo é promover e valorizar este padrão alimentar junto da população portuguesa.
Em forma de roda, porque reflete o prato e o convívio mediterrânico à volta da mesa, onde são veiculados os seguintes princípios:
· Respeito pela sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos;
· Incentivo à incorporação de ervas aromáticas como veículo de maior sabor em detrimento do abuso do sal de adição;
· Promoção da utilização e transmissão geracional de técnicas culinárias saudáveis tradicionais;
· Incentivo ao tempo dedicado à confeção dos alimentos e sua inserção no quotidiano através da partilha com família e amigos;
· Combate ao sedentarismo pelo incremento ao tempo dedicado a atividades de lazer.

Estes princípios foram abordados nas duas sessões sobre a Dieta Mediterrânica realizadas no 17 de outubro, com a nutricionista Dr.ª Lisa Cartaxo, do Centro de Saúde de Loulé, Inês Ponte, estudante de licenciatura dietética e nutrição e Sofia Belchior, nutricionista estagiária, em que participaram as turmas: 10.º A, 10.º F, 10.º H, 11.º ZS, 11.º ZP.

Estas sessões de sensibilização e de informação deixaram claro que na adolescência, muitas vezes não fazemos cuidado com a nossa alimentação, consumimos o que mais gostamos e o mais barato, ou seja, fast-food, refrigerantes ou alimentos com excesso de açúcar e nem pensamos nas suas consequências no nosso corpo.

A alimentação saudável não é só consumir legumes e frutas, mas sim ter uma alimentação variada, comer um pouco de tudo e em certas porções.
Não penses que essa alimentação deve ser só para as pessoas com excesso de peso, podes não ter excesso de peso e teres sérias doenças devido à tua alimentação.
 
O exercício físico também é essencial para teres o teu corpo em forma e forte.
Alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome.
Ter uma alimentação saudável não é tão difícil como parece, basta tentar mudar a nossa rotina alimentar.
Também devemos pensar cada vez mais no desenvolvimento sustentável, isto é, satisfazer as nossas necessidades alimentares, sem comprometer o ecossistema, com gestão e conservação de recursos, para assegurar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Devemos consumir sempre o que é produzido localmente e sazonalmente, para minorar o impacto ambiental e o respeito pela biodiversidade do ecossistema.
Informa-te e torna-te mais saudável!!



Sem comentários:

Enviar um comentário