sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pé descalço

O autor do livro "Pé descalço", Ricardo Frade, esteve na nossa escola para nos falar de soluções para os nossos problemas financeiros e não só. Foi muito positivo e interessante!





Torneio de xadrez

Vai ter lugar na nossa Biblioteca Escolar, no dia 8 de março, pelas 14 horas e 30 min, um torneio de Xadrez.
Não percas a oportunidade de participar!

22 de fevereiro - dia do pensamento

No dia 22 de fevereiro comemorou-se o dia do Pensamento.
A Biblioteca Escolar juntamente com o grupo disciplinar de Filosofia e os docentes e alunos do Ensino Especial comemoraram esta data com um "mar de pensamentos".
















Leitura animada

No Dia 16 de fevereiro, recebemos, novamente e com muita alegria, os alunos das Salas Azul e Branca da Casa da Primeira Infância.
As alunas Joana e Daniela leram várias histórias, do livro " Grandes autores da língua portuguesa para pequenos leitores" ilustrado por Nívio Lópes Gil, para os nossos pequenos convidados.
Os alunos da Casa da Primeira Infância deixaram-nos esta canção.








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Semana dos Afectos / Jardim Poético

Na semana de 13 a 17 de fevereiro, no espaço da galeria da biblioteca vai estar patente uma instalação intitulada "Jardim Poético". Esta atividade é uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do Gabinete do Adolescente.
A turma ZD/ZU do 11º ano vai realizar sessões fotográficas para quem quiser e tiver autorização para captação de imagem.
Os alunos da escola podem ainda deixar cartas de amor e de amizade que serão entregues pela Associação de Estudantes aos destinatários.













Dia da Mão Vermelha

O Dia da Mão Vermelha assinala-se a 12 de fevereiro.
Este ano, na nossa escola, os alunos dos cursos profissionais de técnico de Restauração Restauração Variante Cozinha-Pastelaria, Restauração Variante Restaurante-Bar e de técnico de Design Gráfico do 10º ano com a ajuda das professoras Arlete Santos, Liliana Santos e Maria José Jerónimo elaboraram um mural para sensibilizar a comunidade escolar para o problema do recrutamento de crianças para a guerra.
Esta atividade foi uma iniciativa da BE.















Nota:
O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança, assinado por mais de 100 países.
Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta situação.
Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas).
É possível juntar-se à causa deste dia no site Red Hand Day.
fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-mao-vermelha/

Sessão de esclarecimento sobre a Internet segura

Para assinalar o Dia Internacional da Internet Segura que se celebra a 7 de fevereiro, decorreram duas sessões de esclarecimento sobre o tema. Esta atividade teve a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR) - Escola Segura.

http://www.gnr.pt/noticias.aspx?linha=6482



Nota: Esta atividade foi solicitada pela BE e pelo GA à GNR.

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

No dia 6 de fevereiro pelas 10.30, decorreu no auditório do bloco F, uma sessão de sensibilização com a participação da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima / Gabinete de Apoio de Loulé. Foi também visionado o filme Flor do Deserto.
Participaram nesta atividade os alunos dos cursos profissionais de técnico de Multimédia e de Design Gráfico e os do curso de Artes Visuais.

Flor do Deserto

Título original: Desert Flower
De: Sherry Horman
Com: Liya Kebede, Sally Hawkins, Anthony Mackie, Timothy Spall
Género:Drama
Outros dados: GB, 2009, Cores
Trailer do filme:

O filme retrata a história verídica da super-modelo Waris Dirie (Liya Kebede). Nascida na Somália em 1965, no seio de uma tribo de pastores nómadas foi, aos 13 anos de idade, vendida pela família para casar com um homem de 60. Nessa mesma altura foge e, percorrendo sozinha o deserto somali durante vários dias, chega a Mogadíscio onde uns parentes a acolhem e a enviam para Londres. Já em Inglaterra, foi empregada de mesa até ao dia em que foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). A partir daí, a vida de Waris mudaria radicalmente, sendo transformada numa modelo internacional. E foi no auge da sua carreira que, ao revelar ao mundo que fora vítima de excisão feminina aos cinco anos, inicia uma luta contra a esta tradição, tornando-se embaixadora da ONU.
Realizado por Sherry Horman, é baseado na autobiografia de Waris Dirie que se tornou, em 1998, num best-seller em todo o mundo.

fonte: http://cinecartaz.publico.pt/Filme/257777_flor-do-deserto

Atividade dinamizada pela BE e pelo GA.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sessão de esclarecimento sobre o consumo de estupefacientes

No dia 26 de janeiro, foi realizada uma sessão de esclarecimento sobre o uso de estupefacientes. Os alunos forma alertados para os malefícios causados pelo uso de drogas.


Exposição de trabalhos dos alunos do Curso de Artes Visuais

Esteve patente, durante o mês de janeiro, uma exposição de trabalhos do alunos da turma I do 10º ano do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais. Estes trabalhos foram desenvolvidos no decorrer das aulas da disciplina de Desenho leccionada pela professora Maria José Jerónimo.