segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Palestra com a deputada Dr.ª Jamila Madeira

No dia 29 de janeiro de 2018 realizou-se no auditório do bloco F, pelas 10.30 horas, uma palestra com a deputada Jamila Madeira subordinada ao tema:"A igualdade de Género e o exercício de cidadania”, com as turmas B; F; G; I; e ZI do 10ºano.
Na abertura da sessão o Diretor, Alexandre Costa deu as boas vindas à nossa convidada (antiga aluna desta escola e membro da Associação de Estudantes de então), elogiando o seu trabalho político e cívico ao longo de décadas.Clarificou também, junto dos estudantes a importância de participar na vida da comunidade escolar, tendo aproveitado esta ocasião para divulgar a nova edição do Orçamento Participativo da Escola para 2018.
 A deputada analisou diversos aspetos relacionados com a igualdade de género, salientando a importância da mudança das mentalidades, para que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades no trabalho, na vida política, social e cultural deste país.
Sublinhou também,as novas alterações à lei daparentalidade, tendo referido que o código de trabalho prevê que os trabalhadores(a mãe e o pai) têm direito, por nascimento do filho, a uma licença parental inicial de 120 ou 150 dias consecutivos. Contudo, constata-se que só 20/% dos homens gozam a referida licença, o que revela que ainda temos um longo caminho a percorrer para a mudança de mentalidades.
A deputada testemunhou com emoção o seu envolvimento cívico na associação de estudantes desta escola, assim como na universidade, o que incentivou o gosto pela participação no debate de ideias; o conhecimento de novas realidades, o exercício de cidadania.
A direção desta escola agradece toda a disponibilidade e dedicação demonstradas pela nossa convidada. Bem Haja!...
                                                                              







Sem comentários:

Enviar um comentário