Foram publicados, no nosso Jornal Bússola Estudantil, alguns desenhos diários dos nossos alunos do curso de Artes Visuais.
Hugo Oliveira do 12º H
Betina Menescal 11º H
Filipa Ponte 11º H
Rita Fonseca
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Dia da Cidade Educadora “HOJE HÁ AULAS NA RUA”
No dia 30 de novembro, comemorou a cidade de Loulé, o Dia Internacional da Cidade Educadora “Hoje há aulas na rua”. A nossa escola aderiu e os alunos do 12º F e 12º G deslocaram-se, acompanhados pela professora de História A, ao monumento e à Casa Memória Duarte Pacheco. Fizeram ainda, uma breve paragem junto à Câmara Municipal, para observarem o memorial alusivo aos militares do concelho, mortos na 1ª Guerra e na Guerra colonial.
O monumento erigido em homenagem ao Engenheiro Duarte Pacheco, inaugurado nos dez anos do seu falecimento, 16 de novembro de 1953, constitui, nos painéis esculpidos, um testemunho do que foi a vastidão da sua obra, inacabada, interrompida por uma morte precoce. A frase que se lê no muro que o circunda, da autoria de Salazar, presente na sua inauguração, é elucidativa: “Uma vida velozmente vivida e inteiramente consagrada ao serviço pátrio”.
Na Casa Memória, inaugurada em 2012, onde nasceu, no dia 19 de abril de 1943, o Engenheiro Duarte Pacheco, os alunos observaram os retratos dos seus progenitores: o pai, José de Azevedo Pacheco e a mãe, Maria da Glória Pacheco. Conheceram ainda Marçal Pacheco, seu tio, político de destaque, cujo nome foi atribuído à avenida comumente conhecida como “rua de Faro”. Neste espaço, foi ainda possível conhecer o percurso académico e governativo desta figura singular.
Aquele que uns amaram e outros odiaram, dada a forma como atuou, para fazer muito, com poucos recursos, ingressou no IST, no ano letivo de 1916-1917. Concluído o curso em 1923, é convidado, em 1925, para lecionar a disciplina de Matemáticas Gerais, como professor interino. No ano seguinte, é nomeado professor efetivo e convidado para o cargo de diretor interino, ascendendo a diretor efetivo, em 1927.
O desempenho das funções de diretor do IST, foi logo assinalado, pela iniciativa da construção de novas instalações, condignas, aquelas que hoje conhecemos, num dos topos da Alameda D. Afonso Henriques.
Em 1928, é convidado para gerir a pasta da Instrução Pública. Permanece poucos meses nesta função, regressando à direção do IST. Em 1932, assume o Ministério do Comércio e das Comunicações, depois designado das Obras Públicas e Comunicações. Sai em 1936, no seguimento de uma reformulação do Governo, voltando à direção do IST. Retoma o cargo em abril de 1938, novamente convidado pelo Presidente do Conselho, Oliveira Salazar. Conjuga este cargo, durante algum tempo, com o de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que ocupava desde o início do mesmo ano e para o qual havia sido nomeado. Será o ministro das Obras Públicas e das Comunicações, até ao dia em que ocorre o acidente que o vitimará, no regresso de Vila Viçosa. Tinha ido fazer a verificação da evolução dos trabalhos, relativos à estátua equestre de D. João IV, a qual deveria ser inaugurada, no dia 8 de dezembro.
No conjunto da sua obra, contam-se, para além do Instituto Superior Técnico, já antes citado, o Instituto Nacional de Estatística, a Casa da Moeda, o aeroporto de Lisboa, o estádio nacional, liceus, hospitais, estradas, bairros sociais, tribunais e prisões, quartéis, pousadas, repartições públicas, restauro de monumentos históricos, o Museu Nacional de Arte Antiga, a coordenação da Exposição do Mundo Português, realizada em 1940, o viaduto que perpetua o seu nome. Acrescentemos a construção, em Loulé, de um Centro de Saúde, dos Correios, que os alunos tiveram oportunidade de observar, no decurso do trajeto que efetuaram entre o Monumento e a Câmara Municipal. Foi ainda construída, em Loulé, a designada cadeia nova, assim como foram feitas reparações na Igreja Matriz. Outras realizações ficarão por referir, tanto a nível local, como nacional.
Agradecemos a colaboração da Drª Luísa Martins, do Eng.º Luís Guerreiro e da D. Ricardina Inácio, pelo contributo que deram para a concretização desta atividade que nos propusemos realizar. Integra-se também a mesma, no objetivo da biblioteca da nossa escola, de promover visitas a locais culturais da cidade.
Prof.ª Sílvia Santos
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, os alunos do 11º ano das turmas Zs e Zt participaram no projeto promovido pela Câmara Municipal de Loulé, “Hoje há aula na rua”, no âmbito da disciplina de Português. À semelhança de uma afirmação de Almeida Garrett, esta aula pretendeu desenvolver um novo olhar sobre a cidade, de forma a concretizar este propósito: "Vou nada menos que a Santarém (Loulé): e protesto que de quanto vir e ouvir, de quanto eu pensar e sentir se há de fazer crónica”. In Viagens na Minha Terra
Na verdade, esta saída pretendeu desenvolver nos alunos a capacidade de apreciar a beleza cromática e artística da cidade, fonte inspiradora da escrita criativa. Identificaram também, na toponímia urbana, os nomes de autores estudados: Padre António Vieira e Almeida Garrett, entre outras curiosidades que causaram surpresa e entusiasmo nos alunos.
Feita a paragem obrigatória junto à estátua de António Aleixo, os alunos prestaram homenagem a este grande ícone da poesia, lendo, de forma expressiva, algumas das suas quadras.
Um dos momentos importantes de aprendizagem desta nossa “aula” coincidiu com a visita guiada à Capela de Nossa Senhora da Conceição. Tivemos o privilégio de usufruir de uma excelente comunicação, feita pela Dra Isabel Luzia, arqueóloga do município, que nos fez uma viagem temporal muito interessante sobre a origem histórica e artística da nossa cidade, em geral, e do espaço visitado, em particular.
O percurso contemplou, ainda, várias paragens, registos fotográficos, distribuição e leitura de poemas pelas gentes da cidade, e recolha de palavras que foram sendo captadas a partir do real e do subjetivo, que servirão de mote para posteriores produções artísticas.
Prof.ª Arlete Santos
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO
No dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, realizou-se na biblioteca da nossa escola uma palestra com a PRAVI que nos falou sobre as áreas onde desenvolvem o seu trabalho, as dificuldades e as alegrias que vão tendo no decurso das suas ações.
Realçaram, como não podia deixar de ser, o papel fundamental do voluntário, já que sem estes, a Pravi não existiria.
Aqui estão as áreas em que a Pravi dá o seu contributo:
- TERAPIAS E ATIVIDADES ASSISTIDAS POR ANIMAIS (TAA / AAA):
Apoio a Crianças e Jovens com Dificuldades de Aprendizagem e Concentração, Cancro, Autismo, Síndroma de Down e Depressão, através da promoção do Bem-
- APOIO A ANIMAIS ABANDONADOS OU EM RISCO:
Alojamento, Alimentação e Assistência Veterinária; Campanhas de Esterilização, de Adopção e Sensibilização. Dentro das suas possibilidades resgatam e cuidam de animais abandonados, promovendo a adoção de cada um deles de forma responsável. Já ajudaram milhares de animais ao longo de mais de 10 anos de existência PRAVI.
- A PRAVI desenvolve o seu trabalho EXCLUSIVAMENTE com base no voluntariado e nas ajudas (donativos) que chegam por parte de particulares sensíveis à nossa causa.
Organizam ações de sensibilização em escolas e eventos; pois acreditam que a educação de jovens, crianças e adultos é a forma mais eficaz de combater o abandono e maus-tratos contra animais. Simultaneamente pretende, também, alertar para a importância do voluntariado nesta sociedade cada vez mais individualista e menos humanista.
Prof.ª Arlete Casaca
DIA INTERNACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA VIDA SELVAGEM
Para celebrar o Dia Internacional da Conservação da Vida Selvagem, 4 de dezembro, e o Dia Internacional do Voluntariado, 5 de Dezembro, a Escola Secundária de Loulé convidou a bióloga Carla Veríssimo para dar a conhecer o trabalho realizado pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), mais especificamente sobre a Campanha Contra a Captura Ilegal de Aves, a decorrer até Janeiro, com particular foque no Algarve, região do país onde foram registados a maioria de casos de capturas ilegais a nível nacional.
Neste debate a SPEA pretendeu dar a conhecer a problemática, apelando à divulgação da Campanha, à sensibilização dos jovens e a que mais olhos possam estar atentos a estes casos no campo e mais denúncias sejam feitas às autoridades.
Durante a manhã de dia 5 de Dezembro houve, ainda, uma Palestra sobre esta temática e uma Saída de Observação de Aves com Guillaume Réthoré, Biólogo e Guia de Natureza da Organização Não-Governamental "A Rocha".
Prof.ª Lina Campos
25 NOVEMBRO | DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
“Nos últimos 12 anos, mais de 450 mulheres foram assassinadas em Portugal e 526 foram vítimas de tentativas de homicídio, na maioria dos casos por parte de homens com quem tinham relações. Segundo os dados do Observatório das Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, a maioria tinha mais de 50 anos”. in Diário de Notícias 25.11.2016.
Nos dias 24 e 25 de novembro decorreu na ESL um conjunto de iniciativas promovidas pelo Projeto de Edução para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizada pela APAV; associação In loco; Escola Segura/ GNR e os Serviços de Psicologia e Orientação da ESL – Dr.ª Esperança Santos.
Esta triste realidade vem reforçar a ideia de que “nem sempre o silêncio é de ouro”. Esta foi a frase que os alunos mais repetiram na reflexão e debate sobre a temática: A Violência contra as Mulheres.
A peça a que os alunos assistiram foi “apenas um relato, apenas um momento, apenas uma vida que se perde nos meandros da intolerância, da violência, da falta de respeito e de dignidade. É apenas um grito de dor, num quotidiano envergonhado e escondido...” da autoria e encenação de António Gambóias e interpretação de Alexandra Bota e de Inês Martins, alunas do curso de Artes do Espetáculo – Interpretação, do 3.º ano, do Agrupamento de Escolas Secundária Tomás Cabreira.
A peça permitiu lançar várias questões aos grupos de alunos, organizados por cores diferentes: Quais são as formas de violência? Como as combater? Qual o papel da escola?
Os slogans que encheram o nosso mural foram muitos, entre os quais destacamos:
A violência não é uma força, mas, sim, uma fraqueza!
Vários grupos sugeriram “uma caixa- mágica”, onde os alunos pudessem partilhar as suas histórias, as suas dúvidas e perguntas, de forma anónima. Em breve o Gabinete do Adolescente, a equipa do projeto da Educação para a Saúde/ Saúde Escolar, em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação, tentarão responder a esta solicitação.
Os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram e tornaram possível estas atividades, que muito contribuíram para a sensibilização e tomada de consciência contra a violência.
“Quem tem medo da infelicidade, nunca chega a ser feliz. Quem vive num labirinto, tem fome de caminhos.” Mia Couto
Profª Vitória Moreira
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “OS HOMENS NUNCA SABERÃO NADA DISTO”
No dia 18 de novembro, esteve, no auditório novo da nossa escola, a escritora Patrícia Ribeiro de nome artístico PAT R. para a apresentação do seu mais recente livro “ Os homens nunca saberão nada disto”.
A escritora de 23 anos de idade, tem já outros trabalhos publicados nomeadamente: “ O Pijama da Gata” e “Inércia”. Começou a escrever aos 12 anos e tem-se dedicado à escrita de argumentos, romances, poesia e contos.
Tem formação académica em Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema e as suas obras têm influência de Charles Bukowski, William S. Burroughs, Jack Kerouac, J.G. Ballard, Hemingway, Fitzgerald, William Blake, Émile Zola, Marguerite Duras, Hunter S. Thompson, Philip Roth, Kathy Acker, Irvine Welsh e Bret Easton Ellis, entre muitos outros.
MOMENTOS ESPECIAIS
Grupo de Educação Especial desenvolve as suas atividades de promoção à capacitação em contexto de sala de aula, com o objetivo de promover a autonomia e a relação entre os pares e a comunidade escolar. Desta forma, ao longo do 1º período, foram-se construindo aprendizagens que culminaram em diversos trabalhos.
Halloween
Neste dia construímos abóboras e enfeitamos a nossa escola e a nossa sala. Tivemos o prazer de participar na decoração do anfiteatro onde se iria realizar um mini-concerto de música com a associação de estudantes.
Dia de São Martinho
“São Martinho Castanhas e Vinho”
Na nossa escola comemorámos o dia de S. Martinho no dia 11 de Novembro, fizemos a Maria Castanha, ouvimos e construímos a história de São Martinho, preparámos e assamos as castanhas, comemos e distribuímos pela comunidade escolar.
Atividades de culinária
Adaptamos e confecionamos diversas receitas de culinária de forma a desenvolver capacidades funcionais a colocar em prática no futuro.
Atividades de Promoção de Saúde
No dia 3 de Novembro recebemos a visita da Sr.ª Enfermeira Carina que nos veio elucidar sobre a saúde sexual. Foi uma ação muito esclarecedora.
No dia 24 de Novembro recebemos a visita da Senhora Enfermeira Carina que nos veio informar sobre a saúde e higiene e sua importância. Foi muito engraçado.
Participamos na ação de sensibilização sobre Violência no Meio Escolar realizada pela GNR para toda a comunidade escolar com a orientação da Psicóloga Dr. ª Esperança.
Profª Maria João Faustino
EXPOSIÇÃO– E SE PENSÁSSEMOS UM POUCO?
“E se pensássemos um pouco?...” é o título da exposição de trabalhos de alunos de filosofia do 10º ano das turmas E, D e C. Exposição porque se expõem, eles, os alunos. Expostos, porque pela imagem mostram seu olhar, pela pergunta, partilham a sua não indiferença pelo mundo; expostos, porque despidos de preconceitos ousaram querer pensar, ousaram provocar no Outro, nós, uma reflexão sobre o sentido de ser ser humano, sobre o sentido da vida.
Uma forma peculiar, a exposição, de celebrar o Dia Internacional da Filosofia, instituído pela UNESCO em 2002, na terceira quinta feira de novembro de cada ano e sempre contemplado no projeto Filoforum.
Prof.ª Eduarda Rodrigues
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















