terça-feira, 6 de março de 2018

Semana da leitura - A poesia não tem grades

A poesia não tem grades

No dia 6 de março, a biblioteca escolar, teve o privilégio de receber o coordenador do projeto “ A poesia não tem grades”, Filipe Lopes, a convite da professora Ana Oliveira.
“A poesia não tem grades” existe desde 2003 e é uma iniciativa coordenada por Filipe Lopes e apoiada pelo Grupo O Contador de Histórias. Tem vindo a desenvolver sessões de promoção da leitura junto dos reclusos com o objetivo de promover a experimentação artística e assim contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal dos mesmos.”
Os alunos e professores das diversas turmas que assistiram a atividade louvaram a iniciativa.

Equipa da BE



Semana da leitura - Encontro com o escritor Fernando Pessanha

Ler é a chave para o sucesso

Na Semana da Leitura, que decorreu entre os dias cinco e nove de março, tivemos a presença na nossa escola do escritor, historiador, pianista e compositor Fernando Pessanha. Na sua obra podemos contar com muita diversidade. É autor de obras na área da História e na ficção (romance, conto, novela).
Um nome pouco conhecido no auditório onde estavam algumas turmas do 10º ano, mas que, ao longo do encontro, foi dando lugar à admiração pela sua obra e pelo seu ser. Deu-nos a conhecer novos mundos, sempre com uma pequena “pitada” de História, pois, para além da escrita, este escritor algarvio tem uma enorme paixão pelo passado histórico.
Foi com a sua maneira de ser que Fernando Pessanha cativou aqueles que se encontravam no auditório. Defendeu o lema de que ler é a chave para o sucesso, na medida em que a leitura amplia o pensamento, desenvolve o imaginário e nos  enriquece culturalmente. Demonstrou ser uma pessoa muito culta, sempre disponível para responder às questões. As suas respostas revelaram uma pessoa de pensamentos diferentes sobre a vida, que levaram a que muitos pensassem acerca de questões em que nunca tinham reflectido antes.
Para aqueles que, como eu, têm o sonho de escrever, Fernando Pessanha mostrou-se e deu os seus contactos.
O que era para ser uma aventura no desconhecido revelou-se ser uma experiência única.
Isis Severino – 10ºA







sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Palestra sobre internet segura

No dia 2 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária de Loulé, foi realizada uma palestra sobre a Internet segura. Esta atividade teve a colaboração da GNR, do Gabinete do Adolescente (GA) e da Biblioteca Escolar.









segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Palestra com a deputada Dr.ª Jamila Madeira

No dia 29 de janeiro de 2018 realizou-se no auditório do bloco F, pelas 10.30 horas, uma palestra com a deputada Jamila Madeira subordinada ao tema:"A igualdade de Género e o exercício de cidadania”, com as turmas B; F; G; I; e ZI do 10ºano.
Na abertura da sessão o Diretor, Alexandre Costa deu as boas vindas à nossa convidada (antiga aluna desta escola e membro da Associação de Estudantes de então), elogiando o seu trabalho político e cívico ao longo de décadas.Clarificou também, junto dos estudantes a importância de participar na vida da comunidade escolar, tendo aproveitado esta ocasião para divulgar a nova edição do Orçamento Participativo da Escola para 2018.
 A deputada analisou diversos aspetos relacionados com a igualdade de género, salientando a importância da mudança das mentalidades, para que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades no trabalho, na vida política, social e cultural deste país.
Sublinhou também,as novas alterações à lei daparentalidade, tendo referido que o código de trabalho prevê que os trabalhadores(a mãe e o pai) têm direito, por nascimento do filho, a uma licença parental inicial de 120 ou 150 dias consecutivos. Contudo, constata-se que só 20/% dos homens gozam a referida licença, o que revela que ainda temos um longo caminho a percorrer para a mudança de mentalidades.
A deputada testemunhou com emoção o seu envolvimento cívico na associação de estudantes desta escola, assim como na universidade, o que incentivou o gosto pela participação no debate de ideias; o conhecimento de novas realidades, o exercício de cidadania.
A direção desta escola agradece toda a disponibilidade e dedicação demonstradas pela nossa convidada. Bem Haja!...
                                                                              







sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CONCURSO DE CARTAZ PARA A SEMANA DA LEITURA

REGULAMENTO PARA O CONCURSO
Introdução
O presente concurso, destinado à apresentação de projetos de cria-ção de um cartaz original, no âmbito da Semana da Leitura, é uma iniciativa da Biblioteca Escolar.
Objetivos
Promover a participação da
comunidade estudantil numa ati-vidade comemorativa da Semana
da Leitura.
Desenvolver a criatividade dos
alunos.
Condições de candidatura
São admitidas candidaturas de todos os alunos interessados.
Os cartazes poderão ser entregues na Biblioteca.
No ato de entrega, o(a) aluno(a) preencherá um formulário de candidatura e ser-lhe -á facultado um número de registo que deverá conservar.
Características do projeto de cartaz
O projeto de cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos : Deve ser apresentado em tama-nho A3, podendo a sua orientação ser vertical ou horizontal;
Deve ser elaborado com recurso a técnicas de expressão plástica e/ou com recurso a técnicas digi-tais .
No cartaz deve constar obrigatoriamente um slogan com a expressão “Semana da Leitura” e outra frase de incentivo à leitura.
Na parte inferior do cartaz deve constar o nome da escola e o símbolo da Biblioteca Escolar.
Anonimato
De modo a garantir o anonimato, o cartaz não deve conter o nome, a assinatura ou qualquer outro elemento que permita identificar o autor. Todos os suportes apre-sentados a concurso devem ser identificados unicamente pelo número de registo no ato da candidatura.
Prazos
Candidatura e entrega do projeto de cartaz : até dia 2 de março.
Anúncio do projeto de cartaz vencedor : semana de 12 de mar-ço.
Critérios de avaliação
O projeto de cartaz é avaliado de acordo com os seguintes crité-rios:
Adequação da mensagem ao tema do concurso;
Originalidade e criatividade; Qualidade técnica;
Estética.
Júri
O júri de avaliação é composto pela professora bibliotecária da Escola e outros dois elementos da equipa da BE.
O júri reserva-se o direito de não eleger um vencedor, caso os pro-jetos apresentados a concurso não revelem qualidade suficiente.
Prémios
Será atribuído um prémio ao melhor trabalho.

CONCURSO LITERÁRIO JUVENIL ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ

REGULAMENTO DA 11ª EDIÇÃO 2017/2018

Tema: 
O desenvolvimento sustentável
Modalidade :
Texto narrativo /descritivo.
Objetivos do concurso:
Criar/consolidar hábitos de leitura e escrita.
Estimular o espírito de iniciativa.
Promover a produção literária dos alunos e outros elementos da comunidade escolar.
Valorizar a expressão literária.
Divulgar jovens talentos.
Destinatários
Todos os elementos da comunidade educativa (alunos, docentes e funcionários).
Periodicidade
Este concurso terá início no dia 3 de janeiro e a entrega dos traba-lhos far-se-á na Biblioteca Esco-lar, até ao dia 2 de março.
Na semana da leitura a decorrer de 5 a 9 de março, haverá uma apresentação pública dos traba-lhos vencedores.
Características dos trabalhos:
Podem ser escritos em língua portuguesa, francesa, espanhola, ou inglesa.
O texto deverá ser inédito, escrito por apenas um autor com no máximo 5 páginas, impresso em papel A4 branco, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5.
Identificação
Os trabalhos apresentados são identificados com pseudónimo.
Cada um dos trabalhos é entregue dentro de um envelope fechado.
Dentro do envelope, que contém os trabalhos assinados com pseu-dónimo, deve ser colocado um segundo envelope fechado com a indicação do pseudónimo no exterior e contendo, no seu inte-rior, os seguintes dados:
Pseudónimo
Nome do autor
Data de nascimento
Ano de escolaridade, turma
Júri
O júri é constituído pela equipa pedagógica da Biblioteca da Escola Secundária de Loulé.
Na atribuição dos prémios, o júri deve ter em conta os seguintes parâmetros:
Criatividade
Estruturação das ideias
Coerência
Originalidade
Correção linguística
Qualidade literária
Caso os trabalhos não apresen-tem qualidade, o júri reserva o direito de não atribuir prémio.
Prémios
O júri atribui prémios aos três primeiros classificados, podendo também, caso se decida, conce-der menções honrosas.
Todos os concorrentes recebem diplomas de participação.
Trabalhos a concurso
A biblioteca escolar reserva-se o direito de divulgação ou publica-ção dos trabalhos.
Os textos vencedores serão publi-cados no facebook e blog da biblioteca escolar.
Todos os trabalhos ficam arqui-vados na Biblioteca da Escola.
Casos omissos
Os casos omissos no presente regulamento serão apreciados e resolvidos pela equipa pedagógi-ca da biblioteca.

LER É PARA TODA A COMUNIDADE - O MELHOR LEITOR DO ANO

REGULAMENTO PARA O CONCURSO
Objetivos
A atividade visa consolidar hábitos de leitura no âmbito da requisição domiciliária, estabelecendo uma relação de proximidade com os livros.
- Esta atividade, promovida pela BE dirige-se a toda a comunidade escolar (professores, alunos e funcionários).
- Os livros serão livremente esco-lhidos pelos requisitantes.
- Serão apenas consideradas váli-das para a atividade, as leituras de obras existentes na Biblioteca, excetuando-se a requisição de dicionários.
- Será considerado o melhor lei-tor o que, ao longo do ano letivo, ler o maior número de livros;
- Ao vencedor será atribuído um prémio no final do ano letivo.
Funcionamento
O concurso é aberto no início do mês de outubro e termina a 31 de maio de 2018.
Critérios de seleção
O melhor leitor será aquele que requisitar mais livros. Em caso de empate, serão entregues dois prémios ex aequo.
Composição do júri
O júri será constituído pelos elementos da equipa da Biblioteca.
Divulgação dos resultados do concurso
A divulgação do nome do pre-miado será feita, no final do ano letivo, nos placares da Biblioteca e em outros meios que a equipa da BE decidir.
Prémios
A data de entrega do prémio será divulgada posteriormente.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Semana da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente sinalizada em mais de 150 países como uma data importante para sensibilizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

 Esta data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura criada em 1945.

Desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação adotou um tema diferente a cada ano, mas são sobretudo temáticas sobre a agricultura que, juntamente com o apoio à educação e à saúde poderão conduzir-nos à eliminação da fome e da má nutrição.

Em 2017 o tema é mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural.
O projeto de Educação para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a Biblioteca Escolar, o Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e o os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, assinalam esta semana com o tema:


Mente sã em corpo são.
Cultivem esta ideia!

Foram expostos trabalhos e cartazes na galeria da BE, subordinados à dieta mediterrânica, com a nova Roda da Alimentação Mediterrânica desenvolvida em 2004 pelo Instituto do Consumidor, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Direção-Geral da Saúde.


A dieta mediterrânica está classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, desde 2013.

Esta roda é um guia alimentar com características mediterrânicas cujo objetivo é promover e valorizar este padrão alimentar junto da população portuguesa.
Em forma de roda, porque reflete o prato e o convívio mediterrânico à volta da mesa, onde são veiculados os seguintes princípios:
· Respeito pela sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos;
· Incentivo à incorporação de ervas aromáticas como veículo de maior sabor em detrimento do abuso do sal de adição;
· Promoção da utilização e transmissão geracional de técnicas culinárias saudáveis tradicionais;
· Incentivo ao tempo dedicado à confeção dos alimentos e sua inserção no quotidiano através da partilha com família e amigos;
· Combate ao sedentarismo pelo incremento ao tempo dedicado a atividades de lazer.

Estes princípios foram abordados nas duas sessões sobre a Dieta Mediterrânica realizadas no 17 de outubro, com a nutricionista Dr.ª Lisa Cartaxo, do Centro de Saúde de Loulé, Inês Ponte, estudante de licenciatura dietética e nutrição e Sofia Belchior, nutricionista estagiária, em que participaram as turmas: 10.º A, 10.º F, 10.º H, 11.º ZS, 11.º ZP.

Estas sessões de sensibilização e de informação deixaram claro que na adolescência, muitas vezes não fazemos cuidado com a nossa alimentação, consumimos o que mais gostamos e o mais barato, ou seja, fast-food, refrigerantes ou alimentos com excesso de açúcar e nem pensamos nas suas consequências no nosso corpo.

A alimentação saudável não é só consumir legumes e frutas, mas sim ter uma alimentação variada, comer um pouco de tudo e em certas porções.
Não penses que essa alimentação deve ser só para as pessoas com excesso de peso, podes não ter excesso de peso e teres sérias doenças devido à tua alimentação.
 
O exercício físico também é essencial para teres o teu corpo em forma e forte.
Alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome.
Ter uma alimentação saudável não é tão difícil como parece, basta tentar mudar a nossa rotina alimentar.
Também devemos pensar cada vez mais no desenvolvimento sustentável, isto é, satisfazer as nossas necessidades alimentares, sem comprometer o ecossistema, com gestão e conservação de recursos, para assegurar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Devemos consumir sempre o que é produzido localmente e sazonalmente, para minorar o impacto ambiental e o respeito pela biodiversidade do ecossistema.
Informa-te e torna-te mais saudável!!