Projeto de Educação para a Saúde - PES (2016/2017)

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE -PES

Breve descrição

A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento inscritos na educação e na saúde.
Visa contribuir para a aquisição de competências os jovens, fomentando o seu espírito crítico e assertividade.
Permite construir para na concretização de um projeto de vida e ser -se capaz de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.
A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas para o exercício de uma cidadania ativa e responsável.
O Gabinete do Adolescente é o espaço aberto a todos os elementos da comunidade e é dinamizado por uma equipa de alunos e professores. É um espaço de informação e documentação que funciona em rede com entidades de parceria (Centro de saúde, Serviços de psicologia e orientação, Associação de planeamento familiar…) e que serve de apoio, de acolhimento e de encaminhamento, contribuindo para a consecução dos objetivos e metas do Projeto Educativo e do Projeto da Educação para a Saúde.


Enquadramento Teórico

No âmbito da educação para a saúde, e de acordo com a Lei nº60/2009, 6 de agosto, que estabelece o regime da educação sexual em meio escolar, o Coordenador do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual em meio Escolar, o Diretor de Turma e os outros docentes, integram no Plano de Turma um projeto de educação para a saúde, que prevê a articulação de conteúdos, tendo por base as finalidades da educação sexual (Art.2º).
A ESL tem um protocolo com o Centro de Saúde de Loulé “Escola Promotora de Saúde” que disponibiliza a colaboração de uma enfermeira, uma vez por semana, e privilegia o acesso direto aos serviços médicos do Centro de Saúde de Loulé.


Relevância do Projeto

Através de uma abordagem pedagógica sistemática de temas ligados à saúde em contexto curricular, promove -se a responsabilidade individual e comunitária no que concerne à saúde, desenvolvendo nos alunos competências que lhes permitam tomar decisões conscientes e informadas e de fazer opções responsáveis, adotando estilos de vida saudáveis.
O PES e o GA fomentam o desenvolvimento de relações humanas saudáveis entre os diversos agentes da comunidade educativa e integra as preocupações da escola e da comunidade, incorporando em todas as atividades propostas a promoção e educação para a saúde.

Identificação de problemas e diagnóstico da situação
As linhas orientadoras do PES e GA são a saúde alimentar e a atividade física; saúde mental, competências sociais e prevenção da violência; prevenção de comportamentos aditivos e dependências; os afetos e a educação para uma sexualidade mais responsável; hábitos de sono e de repouso; dinamização do Gabinete do Adolescente em articulação nos projetos/ atividades que corroborem na consecução dos objetivos e as metas do EPS.
Nestas áreas de intervenção verifica – se o seguinte diagnóstico:
ü  Uma parte dos adolescente faz uma limentação pouco saudável, recorrendo a alimentos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico; não conhece os benefícios de uma atividade física regular e adaptada; alguns discentes manifestam falta de concentração e irritabilidade, correlacionados com hábitos alimentares irregulares/ nutrição deficiente, associados ao abstentismo e insucesso escolar.
ü  Falta de controlo emocional e de assertividade na tomadas de decisões que resultam em  violência física e verbal; a descriminação e a exclusão social, baseada na inaceitação das diferenças, na incapacidade de comunicar e de se relacionar com o outro.
ü   Há a ingestão generalizada de álcool como meio de diversão na procura de comportamentos extrovertidos/desinibidores; também há alterações de comportamentos que interferem na vida escolar. Os alunos que consomem substâncias aditivas desvalorizam este facto e as suas consequências na vida pessoal, familiar e social.
ü  Muitos jovens evidenciam ausência de informação (não assumida) e apresentam ideias rígidas, preconceituosas, por vezes erróneas sobre a sua vida sexual, não tomam decisões assertivas e não aceitam as decisões do outro. Esta realidade origina, muitas vezes, comportamentos que dificultam a utilização de formas seguras de contraceção.

Metodologia
No plano de ação do PES e do Ga estão previstas várias atividades que corroborem na consecução dos objetivos e as metas. Serão aplicados questionários, realização de ações de sensibilização, prevenção e de informação; serão dinamizadas várias atividades em articulação com a comunidade educativa e/ ou direcionada para um grupo específico, de acordo com os objetivos pretendidos. O GA será dinamizado pelos alunos, a equipa, e a A.E.
O GA funciona em rede com entidades de parceria (Centro de saúde, Serviços de psicologia e orientação, Associação de planeamento familiar…).


            Biografia
ü  O Despacho n.º 25.995/2005, de 16 de dezembro, determinou a obrigatoriedade de as escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

ü  Portaria n.º 196-A/2010 de 9 de Abril.

ü  Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril, estabelece que cada agrupamento de escolas e escola não agrupada deverá ter uma equipa interdisciplinar de educação para a saúde e educação sexual, com uma dimensão adequada ao número de turmas existentes, coordenada pelo professor coordenador.




ü  Para apoiar as escolas na adoção do conceito de EPS, a DGE lançou, no ano letivo de 2014-15, o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES).
   Para além de permitir monitorizar o desenvolvimento do trabalho das escolas segundo o conceito EPS, tem como finalidades: incentivar as escolas a (i) incrementar a literacia em saúde, (ii) promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis, (iii) valorizar comportamentos de estilos de vida saudáveis e (iv) criar condições ambientais para uma escola promotora de saúde.


Link da Direção Geral de Saúde:


Escola Secundária José Cardoso Pires – Amadora - prevenção (overdose na escola):


Atividades 2016/2017



Sessões de Educação para a Saúde/ Educação Sexual em Meio

Escolar, Promovidas pela Enfermeira Escolar – Carina Amélio





É necessário realizar a inscrição da turma/ professor/ dia/ horário, bem como a seleção da temática. ( ficha de inscrição na sala de professores).

A mesma turma, não deverá ter mais do que uma sessão de um tempo letivo no mesmo dia.

Tema 1 - Métodos Contracetivos;
Tema 2 – IST´s (Infeções sexualmente transmissíveis).

A senhora enfermeira fará, no máximo, 2 sessões por dia, à quinta feira, no seu horário, das 9.25h às 13.15h, na sala que consta do horário do professor e da turma.

O professor deverá requisitar o projetor, caso a sala não tenha, a enfermeira leva o restante material necessário para a sessão.


Palestra sobre as propriedades das Plantas e Ervas Aromáticas

     Projeto: Dias de Aromas
     Dia da Alimentação
     Local: Sala anexa à Biblioteca - 10.30h -11.20h
     Sexta- feira, 16 de outubro de 2015






Dia da Alimentação
17 de outubro
11.30h - 12.20h

Workshop na Biblioteca Escolar 
Vertente teórico-prática

Objetivos do Workshop:
·         Introdução às plantas aromáticas e medicinais e suas propriedades;
·         Métodos caseiros de elaboração de preparados à base destas plantas;
·         Formulações de tinturas, cremes, pomadas.






Atividade do projeto PES
Sessão de esclarecimento - pessoal não docente
26 de outubro e 02 de novembro de 2016, auditório do bloco F
Temática: Primeiros Socorros
Dinamizada pela enfermeira Escolar: Carina Amélio


    


     Sessão sobre o Suporte Básico de Vida
     Promovida pela Enfermeira Escolar – Carina Amélio
     Quinta-feira 17/11/2016 (reagenda)
     9.25-10.15h - sala E206
     10.30- 11.20H - ginásio




     SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS  PSICOATIVAS            
     PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
     Auditório - F0.04
     Quinta -feira, 17 de novembro de 2016
     10.30-11.20h; 11.30 -12.20h





Violência contra as mulheres
Debate e Reflexão sobre esta temática

NEM SEMPRE O SILÊNCIO É DE OURO... Apenas um relato, apenas um momento, apenas uma vida que se perde nos meandros da intolerância, da violência, da falta de respeito e de dignidade. É apenas um grito de dor, num quotidiano envergonhado e escondido...” António Gambóias


Entidade
Associação IN LOCO
Distrito
FARO
Concelho
São Brás de Alportel
Ação desenvolvida
Reflexão/Debate com docentes e estudantes da Escola Secundária de Loulé
Data
24 de novembro de 2016
Local
Escola Secundária de Loulé
Hora
Das 10h15 às 12h20


Descrição da Ação
Recursos
Parceiros
1. Intervenção performativa e distribuição de informação sobre o tema da violência contra as mulheres em diversos espaços da escola (biblioteca, bar/área de convívio de estudantes, sala de docentes), dirigida a docentes, estudantes e funcionárias/os, a cargo de uma docente e de estudantes do curso de Artes do Espectáculo – Interpretação (1ª ano) da Escola Secundária Tomás Cabreira.
2. Apresentação de pequena peça sobre o tema da violência na vida de uma mulher, a cargo de 2 alunas do mesmo curso de interpretação (3º ano), seguida de sessão de reflexão e debate com grupo de 100 estudantes da Escola Secundária de Loulé. Esta sessão será enquadrada pela Coordenadora PES/ GA e pela Bibliotecária, docentes da Escola Secundária de Loulé e por técnicas da APAV e In Loco, tendo lugar no auditório principal da escola. 
3. No debate as/os estudantes construirão um mural, que posteriormente será colocado no espaço da biblioteca da escola, para despoletar a reflexão das pessoas que frequentam o espaço, de forma espontânea ou através da exploração guiada do tema por docentes com diferentes grupos de estudantes.
Professora responsável e estudantes do curso de Artes do Espectáculo – Interpretação (1ª ano) da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Folheto informativo para distribuição alargada.
Espaços diversos da Escola Secundária.



Professor responsável e 2 estudantes do 3º ano do mesmo curso da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Técnica da APAV, técnica da In Loco e grupo de docentes da Escola Secundária de Loulé (em que se integram docentes de artes visuais, para apoiar, graficamente, a construção do mural).
Auditório principal da Escola Secundária.


Painéis para construção do mural.
Papel colorido e canetas para redigir as conclusões dos grupos e as mensagens que serão colocadas nos painéis.
Símbolos para apoiar a criação dos 20 grupos de reflexão (5 estudantes por grupo).

Escola Secundária de Loulé

Gabinete do Adolescente/ Projeto de Educação para a Saúde

Biblioteca Escolar ESL

Associação de Estudantes da Escola Secundária de Loulé

Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra (Loulé)

Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro)

APAV

Associação In Loco


Violência contra as mulheres

“Nos últimos 12 anos, mais de 450 mulheres foram assassinadas em Portugal e 526 foram vítimas de tentativas de homicídio, na maioria dos casos por parte de homens com quem tinham relações. Segundo os dados do Observatório das Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, a maioria tinha mais de 50 anos”.  in Diário de Notícias 25.11.2016.

Nos dias 24 e 25 de novembro decorreram na ESL um conjunto de iniciativas promovidas pelo Projeto de Edução para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizada pela APAV; associação In loco; Escola Segura/ GNR e os Serviços de Psicologia e Orientação da ESL – Dr.ª Esperança Santos.

Esta triste realidade vem reforçar a ideia de que “nem sempre o silêncio é de ouro”. Esta foi a frase que os alunos mais repetiram na reflexão e debate da temática: A Violência contra as Mulheres.

A peça a que os alunos assistiram foi “apenas um relato, apenas um momento, apenas uma vida que se perde nos meandros da intolerância, da violência, da falta de respeito e de dignidade. É apenas um grito de dor, num quotidiano envergonhado e escondido...” da autoria e encenação de António Gambóias e interpretação de Alexandra Bota e de Inês Martins, alunas do curso de Artes do Espetáculo – Interpretação, do 3.º ano, do Agrupamento de Escolas Secundária Tomás Cabreira.
A peça permitiu lançar várias questões aos grupos de alunos, organizados por cores diferentes: Quais são as formas de violência? Formas de as combater? Qual o papel da escola?
Os slogans que encheram o nosso mural foram muitos, entre os quais destacamos:
A violência, não é uma força, mas sim uma fraqueza!
IncentiVa
                    Impede
                    Orgulho
                    Liberta
                 Evita
                CoNversa
                  ACredita
  EvoluI
                                                                              Ama-te

Vários grupos sugeriram “uma caixa- mágica”, onde os alunos pudessem partilhar as suas histórias, as suas dúvidas e perguntas, de forma anónima. Em breve o Gabinete do Adolescente, a equipa do projeto da Educação para a Saúde/ Saúde Escolar, em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação, tentarão responder a esta solicitação.
Os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram e tornaram possível estas atividades, que muito contribuíram para a sensibilização e tomada de consciência contra a violência.
“Quem tem medo da infelicidade, nunca chega a ser feliz. Quem vive num labirinto, tem fome de caminhos.” 
                                                                                                                     Mia Couto



SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ/ SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO – Dr.ª Esperança Santos – ESL
Local: Bloco F0.04 – Auditório Pequeno
Sexta-feira 25/11/2016






SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Local: Bloco F0.04                                                 
Quinta-feira 26/01/2017


 No dia 30 de janeiro a Escola Secundária de Loulé recebeu as crianças do Pré-escolar da Casa da Primeira Infância para comemorar o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas.

Os mais novinhos quiseram alertar toda a comunidade escolar para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e fomos presenteados com mensagens de paz, muito especiais, pintadas em faixas de tecido.
    
Os nossos alunos das turmas do 11.º ZU e 11.º ZD foram os anfitriões e retribuíram o carinho e desenharam pombas pintadas com mensagens alusivas à temática para serem colocadas nas respetivas salas azul e branca da casa da Primeira Infância. Também ouviram pequenas histórias acompanhadas ao piano.





Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Feminina

Atividade: Sessão de sensibilização com a participação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima/ Gabinete de Apoio de Loulé;
Visionamento do Filme: Flor do Deserto de Sherry Hormann, seguido de um debate.
Local: Auditório Pequeno F0.04
Segunda-feira 06/02/2017






SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE A INTERNET SEGURA
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Local: Bloco F0.04   Terça-feira, 7/02/2017
Local: Bloco F0.04   Quarta-feira, 8/02/2017





Sessão de esclarecimento – reflexão e debate
Comportamentos aditivos
Enfermeira Susana Paz - especialista em saúde mental e psiquiátrica na Unidade de Desabituação do Algarve. 
A formadora solicita que se faça uma recolha de questões que os alunos queiram esclarecer sobre a temática proposta.

As mesmas deverão ser entregues por email ou em mão (Coordenadora PES, até ao dia 23 de março).





Atividade do projeto PES
Sessão de esclarecimento - pessoal não docente
29 de junho de 2017, auditório do bloco F
Temática: Crianças e Jovens com Diabetes Mellitus tipo 1
Dinamizada pela enfermeira Escolar: Carina Amélio














Sem comentários:

Enviar um comentário