PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE -PES
Breve descrição
A
promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente
desenvolvimento inscritos na educação e na saúde.
Visa
contribuir para a aquisição de competências os jovens, fomentando o seu
espírito crítico e assertividade.
Permite
construir para na concretização de um projeto de vida e ser -se capaz de fazer
escolhas individuais, conscientes e responsáveis.
A
promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar
ambientes facilitadores dessas escolhas para o exercício de uma cidadania ativa
e responsável.
O
Gabinete do Adolescente é o espaço aberto a todos os elementos da comunidade e é dinamizado por uma equipa de
alunos e professores. É um espaço de informação e documentação que funciona em
rede com entidades de parceria (Centro de saúde, Serviços de psicologia e
orientação, Associação de planeamento familiar…) e que serve de apoio, de
acolhimento e de encaminhamento, contribuindo para a consecução dos objetivos e
metas do Projeto Educativo e do Projeto da Educação para a Saúde.
Enquadramento
Teórico
No
âmbito da educação para a saúde, e de acordo com a Lei nº60/2009, 6 de agosto,
que estabelece o regime da educação sexual em meio escolar, o Coordenador do
Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual em meio Escolar, o Diretor
de Turma e os outros docentes, integram no Plano de Turma um projeto de
educação para a saúde, que prevê a articulação de conteúdos, tendo por base as
finalidades da educação sexual (Art.2º).
A ESL tem um protocolo
com o Centro de Saúde de Loulé “Escola Promotora de Saúde” que disponibiliza a colaboração
de uma enfermeira, uma vez por semana, e privilegia o acesso direto aos
serviços médicos do Centro de Saúde de Loulé.
Relevância
do Projeto
Através
de uma abordagem pedagógica sistemática de temas ligados
à saúde em contexto curricular, promove -se a responsabilidade individual e
comunitária no que concerne à saúde, desenvolvendo nos alunos competências que
lhes permitam tomar decisões conscientes e informadas e de fazer opções
responsáveis, adotando estilos de vida saudáveis.
O
PES e o GA fomentam o desenvolvimento de relações humanas saudáveis entre os
diversos agentes da comunidade educativa e integra as preocupações da escola e
da comunidade, incorporando em todas as atividades propostas a promoção e
educação para a saúde.
Identificação de problemas e
diagnóstico da situação
As
linhas orientadoras do PES e GA são a saúde alimentar
e a atividade física; saúde mental, competências sociais e prevenção da violência;
prevenção de comportamentos aditivos e dependências; os afetos
e a educação para uma sexualidade mais responsável; hábitos de sono e de repouso; dinamização do Gabinete do Adolescente em articulação nos projetos/
atividades que corroborem na consecução dos objetivos e as metas do EPS.
Nestas áreas de intervenção verifica – se o
seguinte diagnóstico:
ü
Uma parte dos adolescente faz uma limentação pouco saudável,
recorrendo a alimentos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico; não
conhece os benefícios de uma atividade física regular e adaptada; alguns
discentes manifestam falta de concentração e irritabilidade, correlacionados
com hábitos alimentares irregulares/ nutrição deficiente, associados ao
abstentismo e insucesso escolar.
ü
Falta
de controlo emocional e de assertividade na tomadas de decisões que resultam
em violência física e verbal; a
descriminação e a exclusão social, baseada na inaceitação das diferenças, na
incapacidade de comunicar e de se relacionar com o outro.
ü
Há a ingestão generalizada de álcool como meio
de diversão na procura de comportamentos extrovertidos/desinibidores; também há
alterações de comportamentos que interferem na vida escolar. Os alunos que
consomem substâncias aditivas desvalorizam este facto e as suas consequências
na vida pessoal, familiar e social.
ü
Muitos
jovens evidenciam ausência de informação (não assumida) e apresentam ideias
rígidas, preconceituosas, por vezes erróneas sobre a sua vida sexual, não tomam
decisões assertivas e não aceitam as decisões do outro. Esta realidade origina, muitas vezes, comportamentos que dificultam a
utilização de formas seguras de contraceção.
Metodologia
No plano de ação do PES e do Ga
estão previstas várias atividades que corroborem
na consecução dos objetivos e as metas. Serão aplicados questionários,
realização de ações de sensibilização, prevenção e de informação; serão
dinamizadas várias atividades em articulação com a comunidade educativa e/ ou direcionada
para um grupo específico, de acordo com os objetivos pretendidos. O GA será
dinamizado pelos alunos, a equipa, e a A.E.
O
GA funciona em rede com entidades de parceria (Centro de saúde, Serviços de
psicologia e orientação, Associação de planeamento familiar…).
Biografia
ü
O
Despacho n.º 25.995/2005, de 16 de dezembro, determinou a obrigatoriedade de as
escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.
ü
Portaria
n.º 196-A/2010 de 9 de Abril.
ü
Lei
n.º 60/2009, de 6 de Agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9
de abril, estabelece que cada agrupamento de escolas e escola não agrupada
deverá ter uma equipa interdisciplinar de educação para a saúde e educação
sexual, com uma dimensão adequada ao número de turmas existentes, coordenada
pelo professor coordenador.
ü
Para
apoiar as escolas na adoção do conceito de EPS, a DGE lançou, no ano letivo de
2014-15, o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES).
Para além de permitir monitorizar o
desenvolvimento do trabalho das escolas segundo o conceito EPS, tem como
finalidades: incentivar as escolas a (i) incrementar a literacia em saúde, (ii)
promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis, (iii)
valorizar comportamentos de estilos de vida saudáveis e (iv) criar condições
ambientais para uma escola promotora de saúde.
Link da Direção Geral de Saúde:
Escola Secundária José Cardoso Pires – Amadora - prevenção (overdose na escola):
Atividades 2016/2017
Sessões de Educação para a Saúde/ Educação Sexual em Meio
Escolar, Promovidas pela Enfermeira Escolar – Carina Amélio
É necessário
realizar a inscrição da turma/ professor/ dia/ horário, bem como a
seleção da temática. ( ficha de inscrição na sala de professores).
A mesma turma, não
deverá ter mais do que uma sessão de um tempo letivo no mesmo dia.
Tema 1 - Métodos Contracetivos;
Tema 2 – IST´s (Infeções sexualmente transmissíveis).
A senhora enfermeira
fará, no máximo, 2 sessões por dia, à quinta feira, no seu horário, das 9.25h
às 13.15h, na sala que consta do horário do professor e da turma.
O professor deverá
requisitar o projetor, caso a sala não tenha, a enfermeira leva o restante
material necessário para a sessão.
Palestra sobre as propriedades das Plantas e Ervas Aromáticas
Projeto: Dias de Aromas
Dia da Alimentação
Local: Sala anexa
à Biblioteca - 10.30h -11.20h
Sexta- feira, 16 de outubro de 2015
Dia da Alimentação
17 de outubro
11.30h - 12.20h
Workshop na Biblioteca Escolar
Vertente teórico-prática
Objetivos do Workshop:
·
Introdução às
plantas aromáticas e medicinais e suas propriedades;
·
Métodos caseiros
de elaboração de preparados à base destas plantas;
·
Formulações de
tinturas, cremes, pomadas.
Atividade do projeto PES
Sessão de esclarecimento - pessoal
não docente
26 de outubro e 02 de novembro de 2016,
auditório do bloco F
Temática: Primeiros Socorros
Dinamizada pela enfermeira
Escolar: Carina Amélio
Sessão sobre o Suporte Básico de Vida
Promovida pela Enfermeira Escolar – Carina Amélio
Quinta-feira 17/11/2016 (reagenda)
9.25-10.15h - sala E206
10.30- 11.20H - ginásio
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Auditório - F0.04
Quinta -feira, 17 de novembro de 2016
10.30-11.20h; 11.30 -12.20h
Violência
contra as mulheres
Debate e
Reflexão sobre esta temática
“NEM
SEMPRE O SILÊNCIO É DE OURO... Apenas um relato, apenas um momento,
apenas uma vida que se perde nos meandros da intolerância, da violência, da
falta de respeito e de dignidade. É apenas um grito de dor, num quotidiano
envergonhado e escondido...” António Gambóias
Entidade
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Associação
IN LOCO
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Distrito
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FARO
|
Concelho
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São
Brás de Alportel
|
Ação
desenvolvida
|
Reflexão/Debate
com docentes e estudantes da Escola Secundária de Loulé
|
Data
|
24
de novembro de 2016
|
Local
|
Escola
Secundária de Loulé
|
Hora
|
Das
10h15 às 12h20
|
Descrição
da Ação
|
Recursos
|
Parceiros
|
1. Intervenção performativa
e distribuição de informação sobre o tema da violência contra as mulheres em
diversos espaços da escola (biblioteca, bar/área de convívio de estudantes,
sala de docentes), dirigida a docentes, estudantes e funcionárias/os, a cargo
de uma docente e de estudantes do curso de Artes do Espectáculo –
Interpretação (1ª ano) da Escola Secundária Tomás Cabreira.
2. Apresentação de pequena
peça sobre o tema da violência na vida de uma mulher, a cargo de 2 alunas do
mesmo curso de interpretação (3º ano), seguida de sessão de reflexão e debate
com grupo de 100 estudantes da Escola Secundária de Loulé. Esta sessão será
enquadrada pela Coordenadora PES/ GA e pela Bibliotecária, docentes da Escola
Secundária de Loulé e por técnicas da APAV e In Loco, tendo lugar no
auditório principal da escola.
3. No debate as/os
estudantes construirão um mural, que posteriormente será colocado no espaço
da biblioteca da escola, para despoletar a reflexão das pessoas que
frequentam o espaço, de forma espontânea ou através da exploração guiada do
tema por docentes com diferentes grupos de estudantes.
|
Professora
responsável e estudantes do curso de Artes do Espectáculo – Interpretação (1ª
ano) da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Folheto
informativo para distribuição alargada.
Espaços
diversos da Escola Secundária.
Professor
responsável e 2 estudantes do 3º ano do mesmo curso da Escola Secundária
Tomás Cabreira.
Técnica
da APAV, técnica da In Loco e grupo de docentes da Escola Secundária de Loulé
(em que se integram docentes de artes visuais, para apoiar, graficamente, a
construção do mural).
Auditório
principal da Escola Secundária.
Painéis
para construção do mural.
Papel
colorido e canetas para redigir as conclusões dos grupos e as mensagens que
serão colocadas nos painéis.
Símbolos
para apoiar a criação dos 20 grupos de reflexão (5 estudantes por grupo).
|
Escola Secundária de Loulé
Gabinete do Adolescente/
Projeto de Educação para a Saúde
Biblioteca Escolar ESL
Associação de Estudantes da
Escola Secundária de Loulé
Centro de Formação de
Professores do Litoral à Serra (Loulé)
Escola Secundária Tomás Cabreira
(Faro)
APAV
Associação In Loco
|
Violência contra as mulheres
“Nos últimos 12 anos, mais de 450 mulheres foram assassinadas
em Portugal e 526 foram vítimas de tentativas de homicídio, na maioria dos
casos por parte de homens com quem tinham relações. Segundo os dados do
Observatório das Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e
Resposta, a maioria tinha mais de 50 anos”.
in Diário de Notícias 25.11.2016.
Nos
dias 24 e 25 de novembro decorreram na ESL um conjunto de iniciativas
promovidas pelo Projeto de Edução para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em
articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizada pela APAV; associação In loco; Escola Segura/ GNR e os
Serviços de Psicologia e Orientação da ESL – Dr.ª Esperança Santos.
Esta
triste realidade vem reforçar a ideia de que “nem sempre o silêncio é de ouro”. Esta foi a frase que os alunos
mais repetiram na reflexão e debate da temática: A Violência contra as Mulheres.
A peça a que os alunos assistiram
foi “apenas um relato, apenas um momento, apenas uma vida que se perde nos
meandros da intolerância, da violência, da falta de respeito e de dignidade. É
apenas um grito de dor, num quotidiano envergonhado e escondido...” da autoria
e encenação de António Gambóias e interpretação
de Alexandra Bota e de Inês Martins,
alunas do curso de Artes do Espetáculo – Interpretação, do 3.º ano, do
Agrupamento de Escolas Secundária Tomás Cabreira.
A peça permitiu lançar várias
questões aos grupos de alunos, organizados por cores diferentes: Quais são as
formas de violência? Formas de as combater? Qual o papel da escola?
Os slogans que encheram o nosso mural foram muitos, entre os quais
destacamos:
A violência,
não é uma força, mas sim uma fraqueza!
IncentiVa
Impede
Orgulho
Liberta
Evita
CoNversa
ACredita
EvoluI
Ama-te
Vários grupos sugeriram “uma caixa-
mágica”, onde os alunos pudessem partilhar as suas histórias, as suas dúvidas e
perguntas, de forma anónima. Em breve o Gabinete do Adolescente, a equipa do
projeto da Educação para a Saúde/ Saúde Escolar, em articulação com os Serviços
de Psicologia e Orientação, tentarão responder a esta solicitação.
Os nossos agradecimentos a todos os
que colaboraram e tornaram possível estas atividades, que muito contribuíram
para a sensibilização e tomada de consciência contra a violência.
“Quem
tem medo da infelicidade, nunca chega a ser feliz. Quem vive num labirinto, tem
fome de caminhos.”
Mia Couto
SESSÕES
DE ESCLARECIMENTO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ/ SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO – Dr.ª Esperança
Santos – ESL
Local: Bloco F0.04 – Auditório Pequeno
Sexta-feira 25/11/2016
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Local: Bloco F0.04
Quinta-feira 26/01/2017
No dia 30 de janeiro
a Escola Secundária de Loulé recebeu as crianças do Pré-escolar da Casa da Primeira Infância para comemorar o Dia Internacional da Não Violência e
da Paz nas Escolas.
Os mais novinhos quiseram alertar
toda a comunidade escolar para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade,
a não violência e fomos presenteados com mensagens de paz, muito especiais, pintadas em faixas de tecido.
Os nossos alunos das turmas do 11.º
ZU e 11.º ZD foram os anfitriões e retribuíram o carinho e desenharam pombas pintadas com mensagens
alusivas à temática para serem colocadas nas respetivas salas azul e branca da
casa da Primeira Infância. Também ouviram pequenas histórias acompanhadas ao
piano.
Dia Internacional da
Tolerância Zero à Mutilação Feminina
Atividade: Sessão
de sensibilização com a participação da Associação Portuguesa de Apoio à
Vítima/ Gabinete de Apoio de Loulé;
Visionamento do Filme: Flor
do Deserto de Sherry
Hormann, seguido de um debate.
Local: Auditório Pequeno F0.04
Segunda-feira 06/02/2017
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE A INTERNET SEGURA
PROMOVIDAS
PELA GNR – LOULÉ
Local: Bloco F0.04 Terça-feira, 7/02/2017
Local: Bloco F0.04 Quarta-feira, 8/02/2017
Sessão de
esclarecimento – reflexão e debate
Comportamentos aditivos
Enfermeira Susana Paz - especialista em saúde mental e psiquiátrica na Unidade
de Desabituação do Algarve.
A formadora solicita que se faça uma recolha de questões que os alunos queiram esclarecer sobre a temática proposta.
As mesmas deverão ser entregues por email ou em mão (Coordenadora PES, até ao dia 23 de março).
Atividade do projeto PES
Sessão de esclarecimento - pessoal
não docente
29 de junho de 2017, auditório
do bloco F
Temática: Crianças e Jovens com
Diabetes Mellitus tipo 1
Dinamizada pela enfermeira
Escolar: Carina Amélio
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