sexta-feira, 23 de abril de 2021

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

 



A 23 de abril celebra-se o

DIA MUNDIAL DO

LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR –

dia escolhido pela proximidade

à data de morte

de dois grandes nomes,

Miguel de Cervantes

e William Shakespeare.



Não conheço prazer como o dos livros, e pouco leio. Os livros são apresentações aos sonhos, e não precisa de apresentações quem, com a facilidade da vida, entra em conversa com eles. 
(Bernardo Soares)

 

Começar a ler foi para mim como entrar numa floresta pela primeira vez e encontrar de repente todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros. Quando fazemos isso, o que nos deslumbra é o conjunto.
(José Saramago)

 

Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo-los com o coração.

(Alberto Manguel)





Leit

 

          Leitura

 

          O que é?

 Leit  Leitura é o ato de ler. Etimologicamente, ler, como muitas palavras portuguesas, deriva do latim. “Legere” é o termo que lhe deu origem e significa conhecer, interpretar por meio da leitura, descobrir. Ler implica o entendimento do que se lê, conhecer o significado das palavras lidas. Assim, praticar o ato de ler significa mais do que conhecer as letras do alfabeto, juntando-as para formar palavras. A palavra lida tem que ter significância para quem a lê. Caso contrário, a leitura assumirá uma forma exclusivamente mecânica, permanecendo quem lê no pântano da iliteracia funcional.

Ler é apreender o significado, tentar descobrir o sentido que o autor deu à narrativa e comparar as próprias experiências com as descritas no texto, descobrindo novos conceitos e reformulando os antigos. Tal atitude leva o leitor ao questionamento e à busca de respostas.

Ler é imaginar sem recorrer à imagem.

 

Como ler?

A leitura deve ser minuciosa e reflexiva. Não deve ser uma atividade passiva. O leitor, para tirar bom proveito da leitura, questionará ativamente o que lê. Com que finalidade? Para compreender melhor e para avaliar o que lê. 

 

Onde ler?

Quando se gosta de ler, lê-se em todo o lado: em casa, na escola, nos transportes públicos, na praia, no campo, no café. Não há lugares especiais para quem quiser ler. Se houver uma boa motivação, qualquer lugar servirá para se fazer uma leitura reflexiva e pensar sobre o que se lê. Uma vez adquirido o hábito de ler, a maior parte das pessoas lê em lugares diferentes, convencionados ou não para a leitura. Na escola, pode-se ler na biblioteca escolar, nas aulas e/ou no recreio. Tudo depende do hábito e do interesse pessoal no livro escolhido.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário