segunda-feira, 19 de abril de 2021

DIA DA LIBERDADE (1)

 

MONUMENTOS E SÍMBOLOS DA LIBERDADE

 

Sejam países que lutaram pela sua independência, sejam conquistas que os povos tentaram obter para si, a palavra LIBERDADE tem uma grande força e como tal, vários monumentos em sua honra.


                                                  MURO DE BERLIM 

Barreira física que durante 28 anos dividiu a cidade e a Alemanha em duas partes distintas. Com a queda do muro a 9 de novembro de 1989, a Alemanha foi unificada.



                                             ESTÁTUA DA LIBERDADE

Localizada na ilha da Liberdade, esta oferta dos franceses aos Estados Unidos em 1886 representa Libertas, a deusa romana da liberdade.


                                   O SINO DA LIBERDADE (LIBERTY BELL)

Um dos grandes símbolos da liberdade e da revolução americana. Encontra-se em Filadélfia. Foi o seu famoso toque que convocou os cidadãos desta cidade para a leitura da famosa Declaração da Independência.


                                                 PRAÇA DA BASTILHA

Um dos marcos da Revolução Francesa que aconteceu em 1789. A colonne de juillet foi edificada em 1830 como homenagem à revolução. Nesta praça iniciam-se as principais manifestações políticas e sociais em Paris.



                                    MEMORIAL JALLIANWALA BAGH

Edificado em 1951, este jardim público assinala o massacre de Jallianwala Bagh, em 1919, quando uma manifestação pacífica na Índia foi travada de forma sangrenta pelo exército colonial britânico.



                                          PRAÇA DOS RESTAURADORES

Localizada em Portugal, o obelisco com cerca de 30 metros, inaugurado em 1886, comemora a libertação portuguesa do domínio espanhol.


FREEDOM PARK

Construído em Pretória, na áfrica do Sul, este parque é um tributo a todos aqueles que perderam a vida durante a primeira e segunda Guerra Mundial, assim como a todas as vítimas do Apartheid.


 MONUMENTO DA LIBERDADE

Localizado em Riga, este é um memorial aos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letónia e um símbolo de liberdade. Inaugurado em 1935.


MONUMENTO À LIBERDADE

Encontra-se no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, em Almada, foi inaugurado a 25 de abril de 1999.


MONUMENTO AOS FORAIS DE NAVARRA

Memorial edificado para comemorar a autonomia do antigo Reino de Navarra (Espanha). Finalizado em 1903.

 








Sem comentários:

Enviar um comentário