segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dia da Liberdade (2)

 UM POUCO DE HISTÓRIA …



LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ foi o lema da Revolução Francesa.

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE são os direitos que sintetizam a natureza do novo cidadão; são as palavras de ordem dos que se amotinaram contra as opressões de que padeciam há séculos. 

MARCO HISTÓRICO»» No dia 14 de julho de 1789, em Paris, o povo tomou a Bastilha – fortaleza-prisão, símbolo do poder absolutista.

MOTIVAÇÃO»» A burguesia, insatisfeita, revolta-se porque estava impedida de ter uma participação política e de ascender socialmente. O povo revolta-se contra a alta de preços do pão, dos impostos e dos direitos senhoriais.

PERSONAGENS»» Os sans-culottes – grupo formado por artífices, lojistas e operários – reivindicam a igualdade política. Luís XVI e Maria Antonieta são guilhotinados em 1793, em virtude da inépcia do Rei e dos desatinos da Rainha austríaca.

REPERCUSSÃO»» A Constituição francesa de 1791 consagrou os Direitos do Homem e do Cidadão, a Soberania Nacional, a Separação dos Poderes e, mais tarde, o Sufrágio Censitário. Muitos destes princípios são a base da nossa democracia.

Assim, com a difusão de ideias liberais e a Revolução Francesa, proclamou-se a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" (1789), salvaguardando os princípios fundamentais da sociedade: IGUALDADE perante a lei, LIBERDADE de propriedade e expressão, DIREITO de resistência à opressão, enfim, tudo o que se refere às liberdades e garantias do homem.

No entanto, depois de mais de dois séculos, continuam a existir povos agrilhoados, vítimas de sistemas ditatoriais e de censura. A LIBERDADE foi, e em alguns locais do mundo ainda é, um valor maior. Poder ir onde se quer, dizer o que se pensa, é, para povos e indivíduos, uma condição de crescimento e luta.

Em nome da LIBERDADE e do enorme desejo de liberdade de alguns, o mundo foi mudando, encontrando outras formas de ser e estar, hoje a LIBERDADE, como todos os direitos adquiridos, só é reconhecível pela ausência, ou seja, dá-se por ela apenas quando não a temos.

Pensa nisso...








Sem comentários:

Enviar um comentário