O Gabinete da Adolescente é um espaço íntimo, pequeno, mas muito acolhedor!
No GA vais sentir-te BEM!
Estamos lá para te:
Ajudar
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Acreditar
Acolher
Ouvir
Orientar
Informar
Esclarecer …
Falamos sobre tudo o que te pode preocupar.
No teu espaço, o que faz falta… és tu!
Vem visitar-nos,
estamos disponíveis para ti.
O Gabinete de apoio ao Adolescente (GA) recebe no seu
espaço muitos jovens que queiram conversar, trocar ideias e ajudar a dinamizar
várias atividades pensadas para ti.
Neste espaço podes procurar informação
e documentação sobre várias temáticas.
O GA é teu espaço e fica mais rico com a tua presença, as tuas partilhas
e teu potencial humano.
O GA é o um espaço onde adolescência rima com
linguagem poética, onde o coração fala, mas sem palavras, com gestos de
ternura, deixando fluir as descobertas enriquecedoras…
Para ti, o GA
deixa esta mensagem:
Sê
Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale, mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale, mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas SÊ o melhor no que quer que sejas. Pablo Neruda
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas SÊ o melhor no que quer que sejas. Pablo Neruda
Ano Letivo 2017/ 2018
Linhas orientadoras do Projeto de Educação para a Saúde - PES e do GA:
Os afetos e a
educação para uma sexualidade mais responsável
Alimentar
saudável e atividade física
Prevenção
de comportamentos aditivos, tabaco, bebidas alcoólicas, substâncias
psicoativas
Saúde mental Saúde
e competências sociais, prevenção da Violência
Hábitos de sono
e de repouso
|
Dinamização
do Gabinete do Adolescente
Horário do Gabinete do Adolescente e a sua Equipa
EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR
A Educação Sexual é uma das
dimensões da Educação e Promoção para a Saúde.
No âmbito da educação para
a saúde, os objetivos mínimos que a portaria n.º196/2010 enuncia para o ensino
secundário, tendo em conta a Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto, que estabelece o
regime da educação sexual em meio escolar, o Coordenador da Educação para a
Saúde, o Diretor de Turma e os outros docentes devem integrar no Plano de Turma
um projeto de educação, no início de ano escolar, que preveja a articulação de
conteúdos, tendo por base as finalidades da educação sexual.
Artigo 2.º
3 - Os conteúdos da educação sexual (…)
devem respeitar a transversalidade inerente às várias disciplinas (…).
Artigo 5.º
2 - A carga horária dedicada à educação sexual deve ser adaptada a
cada nível de ensino (…) não deve ser
inferior a doze horas para o 3.º ciclo do ensino básico e secundário (…) distribuídas de forma equilibrada pelos
diversos períodos do ano letivo.
3 - São ainda imputados à educação sexual
tempos letivos de disciplinas e de iniciativas e ações extracurriculares que se
relacionem com esta área.
Artigo 2. º
Finalidades.
Constituem finalidades da educação sexual:
3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
a) Dimensão
ética da sexualidade humana:
b) Compreensão
da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa, no contexto
de um projeto de vida que integre valores (por exemplo: afetos, ternura,
crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações,
compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;
c) Compreensão
da fisiologia geral da reprodução humana;
d) Compreensão
do ciclo menstrual e ovulatório;
e) Compreensão
do uso e acessibilidade dos métodos contracetivos e, sumariamente, dos seus
mecanismos de ação e tolerância (efeitos secundários);
f) Compreensão
da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infeção
por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e
suas consequências) bem como os métodos de prevenção. Saber como se protege o
seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e
comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;
g) Conhecimento
das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e
compreensão do respetivo significado;
h) Conhecimento
das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas
e respetivo significado;
i) Compreensão
da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável
e responsável;
j) Prevenção
dos maus tratos e das aproximações abusivas.
Ensino secundário
Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados
no 3.º ciclo, sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas
previamente abordados, pois a experiência demonstra vantagens de se voltar a
abordá -los com alunos que, nesta fase de estudos, poderão eventualmente já ter
iniciado a vida sexual ativa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão
sobre atitudes e comportamentos dos adolescentes na atualidade.
a) A valorização da sexualidade e afetividade entre as
pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das conceções
existentes na sociedade portuguesa;
b) O
desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e
seguras no campo da sexualidade;
c) A melhoria
dos relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens;
d) A redução de
consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco, tais como a
gravidez não desejada e as infeções sexualmente transmissíveis;
e) A capacidade
de proteção face a todas as formas de exploração e de abuso sexuais;
f) O respeito
pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais;
g) A valorização de uma sexualidade responsável e
informada;
h) A promoção da igualdade entre os sexos;
i) O
reconhecimento da importância de participação no processo educativo de
encarregados de educação, alunos, professores e técnicos de saúde;
j) A
compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos;
l) A eliminação
de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do
sexo ou orientação sexual.
Sugestões de
temáticas no Ensino Secundário/ anos de escolaridade
TEMAS
|
SUBTEMAS
|
10.º
|
11.º
|
12.º
|
CORPO SEXUADO
|
|
X
|
||
|
X
|
|||
|
X
|
|||
IDENTIDADE
E SEXUALIDADE
|
|
X
|
||
|
X
|
X
|
||
SEXUALIDADE
E RELAÇÕES
INTERPESSOAIS
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
|||
|
X
|
X
|
X
|
|
SEXUALIDADE E
SOCIEDADE
|
|
X
|
||
SAÚDE SEXUAL
REPRODUTIVA
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
X
|
||
|
X
|
|||
OUTROS TEMAS
|
13. Violência no namoro
|
X
|
X
|
|
14.
Pedofilia
|
X
|
|||
15.
Comportamentos
sexuais de risco
|
X
|
X
|
||
16.
O
casamento: ontem e hoje
|
X
|
|||
17.
Idades
do sexo
|
X
|
|||
18.
Cybersex
(…)
|
X
|
PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE – Educação Sexual em Meio Escolar
https://docs.google.com/document/d/1AjP66rx_duANLPQvVEKoxeV2bVsrcnsldIU1yss8DaE/edit?usp=sharing
Sessões de Educação para a Saúde/ Educação Sexual
em
Meio Escolar
Promovidas
pela Enfermeira Escolar – Carina Amélio
É necessário
realizar a inscrição da turma/ professor/ dia/ horário, bem como a
seleção da temática.
A mesma turma, não
deverá ter mais do que uma sessão de um tempo letivo no mesmo dia.
Tema 1 - Métodos Contracetivos;
Tema 2 – IST’s (Infeções sexualmente transmissíveis).
A senhora enfermeira
fará, no máximo, 2 sessões por dia, à quarta-feira, das 9.25h às 13.15h, na
sala que consta do horário do professor e da turma.
O professor deverá
requisitar o projetor, caso a sala não tenha, a enfermeira leva o restante
material necessário para a sessão.
Link da Direção Geral de Saúde:
Escola Secundária José Cardoso Pires – Amadora - prevenção (overdose na escola):
ATIVIDADES PES 2017/2018
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
Esta comemoração, que teve início
em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma data importante para
consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à
alimentação.
Esta
data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization),
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura criada em 1945.
Desde 1981 o Dia Mundial da
Alimentação adotou um tema diferente a cada ano. A maioria dos temas diz
respeito à agricultura porque apenas os investimentos na agricultura juntamente
com o apoio à educação e à saúde - poderão conduzir -nos à erradicação da fome
e da malnutrição.
O primeiro tema
abordado em 1981 foi: A comida vem primeiro.
Em 2017 o tema é mudar o futuro da migração. Investir em
segurança alimentar e desenvolvimento rural.
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
- Alertar para a necessidade da produção alimentar
e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e
desnutrição no mundo;
- Reforçar a cooperação económica e técnica entre
países em desenvolvimento;
- Promover a transferência de tecnologias para os
países em desenvolvimento;
- Encorajar a participação da população rural, na
tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
O projeto de Educação
para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a BE, o Gabinete de
Sustentabilidade e o os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, assinalam
esta semana com o tema:
Mente sã em corpo
são. Cultiva esta ideia!
Estão expostos trabalhos
e cartazes na galeria da BE, subordinados à dieta mediterrânica, com a nova Roda da Alimentação Mediterrânica desenvolvida em
2004 pelo Instituto do Consumidor, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e
Alimentação da Universidade do Porto e a Direção-Geral da Saúde.
A dieta mediterrânica está classificada como Património Mundial e
Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2013.
Esta roda é um guia alimentar com características mediterrânicas cujo
objetivo é promover e valorizar este padrão alimentar junto da população
portuguesa.
Em forma de
roda (que reflete o prato e o convívio mediterrânico à volta da mesa), onde são veiculados os seguintes princípios:
- · Respeito pela sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos;
- · Incentivo à incorporação de ervas aromáticas como veículo de maior sabor em detrimento do abuso do sal de adição;
- · Promoção da utilização e transmissão geracional de técnicas culinárias saudáveis tradicionais;
- · Incentivo ao tempo dedicado à confeção dos alimentos e sua inserção no quotidiano através da partilha com família e amigos;
- · Combate ao sedentarismo pelo incremento ao tempo dedicado a atividades de lazer.
Estes princípios
também serão abordados nas duas sessões sobre a Dieta Mediterrânica agendadas
para o dia 17 de outubro, das 10.30 -12.20h, no auditório do bloco F, com a
nutricionista Dr.ª Lisa Cartaxo; Inês Ponte - estudante da licenciatura de Dieta e Nutrição; Sofia Belchior - nutricionista estagiária, em que participarão as turmas: 10.º A, 10.º F,
10.º H, 11.º ZS, 11.º ZP.
OUTUBRO - MÊS DA PREVENÇÃO AO BULLYING
No
Gabinete do Adolescente Os
alunos da turma do 12.º ZU criaram um vídeo com uma mensagem simples:
O bullying é crime!
A
ideia é alertar para esta temática, porque todos os dias, de uma forma ou de
outra, presenciamos atos de bullying, mas que estão te tal forma banalizados,
que já não nos fazem reagir!
Uma produção de Daniel Fernandes
Maquiagem:
Marta Rocha e Raquel Cativo
Vozes:
Ana Catarina, Daniel Fernandes, Marta Rocha, Raquel Cativo, João Montes.
Vítima:
Eliana Guo
Outubro rosa
Sensibilizar e Lutar
contra o cancro da mama
Prevenção do cancro da mama
Local: Auditório: Bloco F - quarta -feira, dia 25 de outubro, 10.30-11.20h
Sessão de esclarecimento com a Sr.ª
Enfermeira Carina Amélio; com um testemunho na 1ª pessoa (Natalie, 39 anos)
Todos
os anos, o mês de outubro é dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da
mama.
O cancro da mama é mais comum entre as
mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de
morte por cancro, na mulher.
De acordo com a Liga Portuguesa contra o cancro, em Portugal, anualmente, são
detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem
com esta doença.
A equipa do projeto de Educação para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em articulação com a Biblioteca Escolar, também quis alertar para esta realidade com uma exposição de cartazes, de panfletos informativos sobre esta temática, realizou –se, no dia 25 de outubro, uma sessão de esclarecimento com a Senhora Enfermeira Carina Amélio e uma testemunha que vivenciou na primeira pessoa o cancro da mama. Esta sessão teve a participação das turmas do 10.º C, D, E, 12.º Zd, Zu, Zm.
Palestra proferida pelo Dr. Alberto S. Guerreiro
Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé
Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé
Local: Auditório:
Bloco F - sexta-feira, dia 24 de novembro de 2017
O dia internacional para a eliminação da violência contra as
mulheres é assinalado no dia 25 de novembro.
Há
ainda demasiadas razões que justificam que este dia não seja mais um no nosso
calendário de datas e efemérides!
Esta
problemática, infelizmente, é uma realidade cada vez mais atual, e, muitas vezes,
é desvalorizada e/ou banalizada pelos jovens.
É importante debater, refletir, sensibilizar e educar para
que no futuro seja possível banir os números sanguinários, que as estatísticas
registam em Portugal e no Mundo.
Enquanto a igualdade dos géneros for ainda uma simples
miragem, este tema deve ser uma prioridade na educação de valores, para a mudança
da sociedade em que queremos viver.
É
neste contexto que se promoveram um conjunto de iniciativas para sinalizar o Dia
Internacional pela eliminação da Violência contra as Mulheres, no
âmbito do projeto de Educação para a Saúde/ Gabinete do Adolescente, em
articulação com a Biblioteca Escolar e os Serviços de Psicologia e Orientação
Escolar.
As
imagens e as mensagens expostas na galeria da BE falam por si, e corroboram a
mensagem da campanha promovida pela secretaria
de Estado para a Cidadania e Igualdade: #NemMais1MinutodeSilêncio.
As sessões
realizadas no dia 24 de novembro, sobre esta temática, mediadas pelo
Dr. Alberto Guerreiro, Psicólogo, especialista em psicologia Clínica e da
Saúde, atual presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé,
nas quais participaram as turmas 11.º A, B; 12.º B, E; 12.º Zd, Zt, Zu e o Presidente
e Vice-Presidente da associação de estudantes - Sahin Cruz e Nadine Rodrigues - foram de debate e reflexão.
O
presidente da CPCJ de Loulé fez várias perguntas retóricas, que nos fizeram
refletir e que lançaram o debate:
O que é a violência doméstica?
O que é a violência no namoro?
Quais são as causas e consequências?
O que devemos fazer se presenciamos e/ou somos vítimas de violência?
Sessão de esclarecimento
13 de dezembro de 2017, sala
D2.02
Temática: a epilepsia
Dinamizada pela enfermeira
Escolar: Carina Amélio
Igualdade
de género
Esta
temática tem levado a muitas reações, debates e reflexões.
Parece-nos
óbvio que a igualdade não se deveria discutir, mas temos a sensação que todos
os dias há razões para que a comunicação social aponte mais um beliscão, mais uma
infração ao que deveria ser um direito adquirido, que não deveria ser discutido.
Pois, apesar das nossas “aparentes” diferenças, não somos todos iguais?
A
questão não é nova e a palestra proferida pela Dr.ª Isabel Freire, no dia 9 de
janeiro, no auditório José António Madeira da ESL, onde estiveram 200 participantes,
incluindo alunos, professores, convidados da Câmara Municipal de Loulé e da
Associação Existir (tenta dar respostas às populações portadoras
de deficiência, cidadãos e famílias em situação de carência económica e social
da região do Algarve). O debate veio clarificar esta
questão. Ao longo desta palestra/ conversa fomos interpelados, fizemos uma
introspeção e retrospeção da evolução desta temática pelas diferentes décadas e
épocas.
Já na
educação as imagens dos manuais representavam bem essa diferenciação dos
géneros e de forma bem assumida: a ilustração perfeita da sociedade que se
dividia entre o que os rapazes podiam fazer e o que era exclusivo do mundo
feminino eram as tarefas domésticas! A preparação das meninas para uma perfeita
dona de casa e futura mãe, já os rapazes além das tarefas mais masculinas e
viris até podiam ter lazeres, como pintar e ir à pesa.
Esta
intromissão do estado na vida privada promovia, de facto, a desigualdade. Não é
espantoso e disparatado? Pelos menos para nós nos nossos dias parece sê-lo! De
facto, a plateia reagiu a esta disparidade e a palestrante lançou-nos uma
questão: se os rapazes presentes e respetivos pais desempenhavam tarefas
domésticas em casa de igual forma que as mães? Poucos! Quem limpava casas -de- banho
em casa? Ninguém…essa disparidade entre géneros, afinal, não é assim tão
distante nos nossos dias!
Vamos a
outro exemplo: o uso de um fato de banho, tinha uma série de regras para guiar
a mulher a ser, moralmente, um exemplo de compostura em sociedade e o estado
“metia o nariz” no que deveria ser do foro privado. Quem se desviasse dessa
cartilha e se emancipava era moralmente suspeito e apontado do dedo.
Pois é…
a igualdade dos géneros é muito recente e começou timidamente a ser abordada no
nosso país em 1975, onde a mulher tinha de ter a autorização do marido para
coisas que nos parecem banais, como viajar, só com autorização do cônjuge.
Nos
somos dias? Bem podemos afirmar que houve mudanças, em 2017 já se pratica o
chamado “living together apart”,
temos famílias monoparentais, homossexuais… mas ao mesmo tempo ainda temos bem
presente um antigo dizer “entre homem e
a mulher não se mete a colher”; a violência doméstica dá que falar todos os
dias; só muito recentemente é que a homossexualidade deixou de ser uma doença…
Com
estes exemplos, parece-nos então que ainda há muito por fazer e que a sociedade
tem dados passos muito tímidos nesta questão.
Todos
temos ainda muito presente o famoso discurso de Martin Luther King “I have a Dream”, que lutou pela igualdade, contra a violência
e que inspirou as feministas a lutar pelos direitos da mulher com o slogan “a
paridade começa em casa”.
Mais
tarde, outra luta – maio de 68, permitiu ganhar mais umas peças deste puzzle da
igualdade dos géneros, que permanece muito incompleto! Foram os estudantes em
Paris que lançaram a famosa frase “Il est interdit d’interdire” para que,
finalmente, a sociedade abrisse uma pequena brecha na possibilidade de falar
abertamente da sexualidade.
Por cá,
o primeiro festival de Vilar de Mouros, em 1971, que foi considerado o
"Woodstock" português, permitiu aos jovens conviverem uns com os
outros num clima de paz, amor, liberdade, ao som dos primeiros grupos de rock
português. Em 1974,
o estado lançava o planeamento familiar e dissocia -se finalmente a reprodução
da sexualidade.
Esta
viajem temporal permitiu-nos entender que as reivindicações atuais mudaram de
paradigma: paridade, igualdade de género, homossexualidade, transgénero, queer,
assexualidade, planeamento familiar, famílias monoparentais, homoparentais,
casamento entre pessoas do mesmo sexo, crime de abuso sexual, crime de assédio
sexual no trabalho, crime de violência doméstica…
Parece
óbvio que a igualdade dos géneros não se deveria discutir? No entanto
continuamos a ter de lutar, alertar, refletir, sensibilizar, não deixar que a
discriminação e a falta de paridade aconteçam e ações como esta são sempre
bem-vindas, são um ponto de partida para que borbulhe a nossa consciência, para
que sejamos cidadãos ativos, em prol do bem-estar comum.
Afinal,
bem… afinal somos um “bicho social” que tem de continuar a aprender a
relacionar -se uns com os outros, com respeito, dignidade e sem discriminar.
Semana do bem-estar
15 a 19 de janeiro
Sessões
sobre a saúde mental, a ansiedade e o
stresse
Dinamizadas
pela Dr.ª Esperança Santos - SPO
Local: Auditório: Bloco F
-16 e 19 DE JANEIRO DE 2018, 10.30-12.20h
Sessão
sobre a importância do sono
Dinamizada
Dr.ª Carla Mendonça – neuropediatra do hospital Universitário do Algarve- Faro
Local: Auditório: Bloco F -17 DE JANEIRO DE 2018, 10.30-12.20h
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE A INTERNET SEGURA
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Sexta-feira 02/02/2018 e Quinta-feira 15/02/2018
Sala: D0.02 - 9.25 - 10.30; 11.30 - 12.12h
Auditório: Bloco F . 10.30 -11.20h
Fevereiro
Sexta-feira 02/02/2018 e Quinta-feira 15/02/2018
Sala: D0.02 - 9.25 - 10.30; 11.30 - 12.12h
Auditório: Bloco F . 10.30 -11.20h
No dia 6 de fevereiro de 2018, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança Digital, durante o mês de fevereiro de 2018. http://www.seguranet.pt/fevereiro2018/
Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, os temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais.
Anualmente, o Centers for Disease
Control and Prevention (CDC) utiliza o mês de fevereiro e o dia dos
namorados para chamar a atenção sobre a violência no namoro!
A mensagem principal é de que podemos
prevenir a violência entre namorados sensibilizando-os para o respeito
nas relações!
Em Portugal, de um Estudo publicado em 2017, que
abrangeu cerca de 5500 jovens com uma média de idades de 15 anos, desenvolvido
em todo o território nacional - Portugal Continental, Açores e Madeira, destacou duas dimensões:
1) a
legitimação da violência;
2) a prevalência da vitimação nas relações de
namoro.
Para aceder à campanha :We Can Prevent Teen Dating Violence: Spread the Word with Thunderclap. Encourage respectful, healthy relationships for Teen Dating Violence Awareness & Prevention Month in February!
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA SINALIZAR O DIA EUROPEU
DA VÍTIMA DO CRIME
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
( reagenda da atividade)
( reagenda da atividade)
Local: Auditório: Bloco F - 10.30 -11.20h, segunda-feira, dia 26 de fevereiro 2018
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO - SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
12.º ANOS
PROMOVIDAS PELA GNR – LOULÉ
Local: Auditório: Bloco F - 9.25 -12.20h
7 e 14 de março de 2018
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