quarta-feira, 2 de junho de 2021

5 de junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972.

 

As comemorações deste dia são uma oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança. 

Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O primeiro Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em 1974 com o mote “Apenas Uma Terra”. A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente aborda um tema de grande relevância para o planeta e levanta discussões importantes sobre o assunto, criando ações para reduzir ou até mesmo eliminar o problema ambiental tratado.

Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna o nosso planeta habitável vêm da natureza. Em 2021, o tema é "A Restauração do Meio Ambiente". Pretende-se consciencializar para a importância da aproximação do ser humano ao meio ambiente. Será também lançada a «Década para a Restauração dos Ecossistemas, 2021 - 2030», uma iniciativa da ONU, que poderá assumir diversas formas: mais árvores, mais cidades sustentáveis, mais jardins e florestas, mudanças na dieta alimentar, uma limpeza de rios mais abrangente, entre outras.“Só com ecossistemas saudáveis ​​podemos melhorar a subsistência das pessoas, neutralizar as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.”.


Todos os anos, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Ambiente são organizadas por um país diferente. O país anfitrião de 2021 é o Paquistão.

O governo do Paquistão planeia expandir e restaurar as florestas do país por meio de um programa de plantação de "10 biliões de árvores", ao longo dos próximos 5 anos.  

O objetivo geral do programa consiste em reavivar os recursos da Floresta e da Vida Selvagem no Paquistão, para melhorar a conservação geral das Áreas Protegidas existentes, incentivar o ecoturismo, o envolvimento da comunidade e a criação de empregos por meio da conservação.

Recentemente, o primeiro-ministro do Paquistão lançou a “Iniciativa de Áreas Protegidas” para desenvolver 15 áreas protegidas modelo em todo o país e conservar mais de 7300 km2 de área de terra.

Como anfitrião do Dia Mundial do Ambiente, o Paquistão destacará as questões ambientais e apresentará as próprias iniciativas do país e o seu papel nos esforços globais. 

surgimento do vírus COVID-19 enfatizou o facto de que, quando destruímos a biodiversidade, destruímos o sistema que sustenta a vida humana. “Não há melhor momento do que este para nos unirmos pelo planeta”, afirmou Jochen Flasbarth, secretário de Estado do Ministério do Ambiente da Alemanha.

Assim, a celebração do dia Mundial do Ambiente 2021 pretende também estimular as reflexões sobre o momento atual, como forma de repensarmos nas nossas ações em relação ao meio ambiente, destacando a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e sobre como podemos construir um mundo melhor após a pandemia.

A natureza está efetivamente a enviar-nos uma mensagem!







Diversas atitudes simples podem ser tomadas pela população para preservar o meio ambiente.

·         Economize água e energia.

·         Não desperdice alimentos.

·         Não compre nem venda animais silvestres.

·         Respeite os períodos de proibição de pesca.

·         Não maltrate os animais.

·         Proteja os nossos recursos hídricos e áreas nativas.

·         Evite utilizar o carro constantemente.

·         Não compre o que não precisa.

·         Recicle.

·         Reaproveite.

·         Reduza o consumo de materiais descartáveis.

·         Jogue lixo apenas nos locais destinados para essa finalidade.

·         Não contribua com a poluição visual e sonora.

·         Evite o uso de agrotóxicos.

·         Ensine outras pessoas sobre as formas de preservar o meio ambiente.









Sem comentários:

Enviar um comentário