quinta-feira, 11 de novembro de 2021

The Poppy Day

 

O dia 11 de novembro é o Remembrance day, conhecido informalmente por «The Poppy Day». É o dia em que comemoramos o fim da 1ª guerra Mundial. É o dia do Armistício.  

Às 11h do 11º dia do 11º mês de 1918 foi assinado o armistício, embora na realidade a guerra só tenha acabado oficialmente quando foi assinado o Tratado de Versalhes a 28 de junho de 1019.

Porquê ‘Remembrance day’? Porque é o dia em que recordamos os soldados que caíram em combate.

Porquê ‘Poppy Day’? Porque a Papoila da Lembrança se converteu num emblema familiar deste dia. 

E porquê a papoila? Devido ao poema «In Flanders Fields».

Um médico canadiano que combatia nos campos da Flandres viu cair ao seu lado um companheiro de batalha. Na sua dor, olhou para os campos cobertos de papoilas vermelhas que lhe lembraram o sangue derramado pelos companheiros e, ali mesmo, escreveu um poema: "In Flanders Fields".

Mais tarde, inspirada por esse poema, a americana Moina Michael, respondeu-lhe com outro poema «We shall keep the faith» dizendo que iria sempre usar uma papoila para homenagear os que combateram.

Mais tarde, depois do fim da guerra e percebendo a necessidade de apoiar financeiramente os veteranos da guerra, Moina teve a ideia de fazer papoilas de seda e vendê-las para angariar dinheiro para apoiar os veteranos deficientes. A ideia correu tão bem que a papoila foi adotada como símbolo de lembrança para os veteranos da guerra e é usada até hoje pelos ingleses desde a última semana de outubro até ao dia 11 de novembro, quer seja pelos membros da família real, membros do governo, do parlamento jogadores de futebol apresentadores de televisão …

Mona Michaels ficou conhecida como a Poppy Lady e recebeu vários prémios. Durante alguns anos o Poppy day foi comemorado na Escola Secundária de Loulé com várias atividades promovidas pelas professoras de Inglês e História em colaboração com a Biblioteca Escolar. 




 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário