quarta-feira, 10 de março de 2021

EU LEIO, EU VIAJO, EU EXISTO (II)

Aqui fica o convite para mais uma viagem - uma viagem com os livros. O cais de embarque está bem pertinho...

Escolham o que mais vos agradar e partam à aventura. Descubram as maravilhas do mundo real e do mundo da fantasia. Aprendam, sonhem e divirtam-se, divirtam-se muito! 


👍   Um livro que ajuda a crescer

A literatura não tem de ensinar ou dar lições. Mas as vivências descritas na ficção podem ajudar-nos a lidar com os desafios com que nos confrontamos na nossa própria vida. A coleção A Escolha É Minha, de Margarida Fonseca Santos, da qual o título Bicicleta à Chuva faz parte, aborda diversas situações comuns à vida da maioria das crianças e jovens. Igualmente, os romances Ghost, de Jason Reynolds, e Rubra, Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate, têm como protagonistas jovens que atravessam momentos difíceis e são postos à prova.

👍 Uma história do passado

Há épocas e acontecimentos históricos que não podem de modo nenhum ser esquecidos. A literatura desempenha um papel importante ao transmitir às novas gerações o relato de lutas, revoluções e guerras que definiram a História mundial. O escritor multipremiado Morris Gleiztman é autor de uma série imperdível sobre a vida de Felix, um órfão judeu durante a II Guerra Mundial. Os títulos, que podem ser lidos por qualquer ordem, são Um Dia, A Seguir, Depois, Em Breve e Talvez.

👍  Uma história do futuro

Se a literatura nos dá a possibilidade de conhecer épocas passadas, também nos leva a visitar o futuro, universos paralelos, cenários distópicos ou utópicos. Peter Brown, um autor premiado e aclamado pela crítica, escreveu os extraordinários Robot Selvagem e Robot em Fuga, dois romances futuristas que abordam temas tão atuais como a defesa do ambiente, a inteligência artificial e a igualdade de género.

👍 Um livro de contos

Um bom conto encerra toda a força da literatura. Os contos são narrativas breves que, em poucas e certeiras palavras, nos transportam para muitos lugares diferentes, contando uma história com princípio, meio e, em geral, um final recompensador. Os clássicos Contos do Foi Assim, de Rudyard Kipling, e Contos Maravilhosos de Hans Christian Andersen, de Hans Christian Andersen e O Fato Novo do Sultão e Outros Contosde Guerra Junqueiro, são três maravilhosas coletâneas capazes de encantar leitores de todas as idades.

👍 Livros para viajar

VIAGENS NA MINHA TERRA, Almeida Garrett » O escritor que quis mudar de vida.

AS VIAGENS DE GULLIVER, Jonathan Swift » Fantasia para todas as idades.

PEREGRINAÇÃO, Fernão Mendes Pinto » Verdades e mitos do Oriente.

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS, Júlio Verne » Ficar a conhecer o mundo todo de uma só vez.

O PRINCIPEZINHO, Antoine de Saint-Exupéry » Ir até ao deserto para sonhar com planetas.

ROBINSON CRUSOE, Daniel Defoe » A lição de um náufrago.



Sem comentários:

Enviar um comentário